quarta-feira, 3 de junho de 2009

China: 20 anos de Tiananmen

"Seis semanas de intensos protestos terminaram da pior maneira em Pequim, com o massacre de milhares, na praça de Tiananmen, nos dias 3 e 4 de Junho de 1989.
Na Primavera desse ano, mais de um milhão de estudantes e trabalhadores ocuparam a famosa praça e iniciaram o maior protesto na história da República Popular da China.
Os acontecimentos que precederam a tentativa de abertura na dura política comunista, por reformadores e jovens activistas, esbarraram no final com a opressão de um governo autocrático, que qualificou esta tentativa de mudança como um golpe de estado.
Tudo começou a 15 de Abril de 1989, quando o reformista e antigo chefe do partido comunista Hu Yaobang faleceu, aos 73 anos, devido a um ataque cardíaco.
Em luto, centenas de pessoas reuniram-se na praça Tiananmen para chorar o seu líder e protestar contra a lentidão nas reformas do governo." (Fonte: Meia Hora)

Entretanto... "o Governo chinês bloqueou o acesso ao Twitter e outros serviços online como o MSN e o Facebook, dois dias antes do 20º aniversário dos protestos na praça de Tiananmen." (I)

Uma data com esta relevância. E só a vejo destacada no Meia Hora.

Dossier sobre Tiananmen no Público

Sem comentários: