domingo, 21 de junho de 2009

Isto já não é abuso?

«(...) o Executivo prepara-se para aprovar, em Conselho de Ministros, um diploma de combate à criminalidade, que prevê buscas a computadores sem que haja necessidade de autorização judicial.
Os investigadores vão poder interceptar e registar dados de tráfego, bem como o conteúdo de informações, segundo a proposta.
O documento prevê ainda que os fornecedores de serviços de comunicações sejam obrigados a colaborar, facilitando o acesso ao sistema informático e aos dados armazenados. Além disso, essas empresas têm de revelar dados sobre o assinante sob suspeita.» (TSF)

Em nome da liberdade, da luta contra a criminalidade, e de mais não sei o quê, o Estado continua a criar uma malha e a entrar-nos pela casa dentro. Com esta, nem sequer é preciso o despacho de um juiz: é à vontade de sei lá quem.

É de mim, ou isto já ultrapassa os limites mínimos da liberdade e do bom senso?
Eu tenho medo deste Estado, muito medo.
Como escrevia há uns tempos Pacheco Pereira, a máquina está montada; só falta alguém que a queira usar...

1 comentário:

Anónimo disse...

É daquelas coisas que não me choca. Sempre achei que quem não deve não teme. Desde que usado para bem... traria mais benefícios do que prejuízos.
Agora... no país em que estamos... e com quase a certeza absoluta que mais depressa seria usado para mal do que com os objectivos inicialmente estipulados... não me parece que seja um diploma cuja aprovação vá aceitar de bom grado . Se tivesse a certeza que era só mesmo para combater a criminalidade não me importava rigorosamente nada. Mas desconfio que essa justificação seja apenas um pretexto para tudo o resto. Ou então sou eu que já começo a ficar com a mania da perseguição...
Bjocas grandes,
Cris