sábado, 20 de fevereiro de 2010

Temporal na Madeira

Um temporal abateu-se sobre a Madeira. Funchal destruído. Outras zonas também bastante danificadas. Por várias vezes tento falar com familiares por lá, no Funchal e em Machico, mas sem sucesso. As ligações estão em baixo. Finalmente consigo falar com familiar no Funchal. Está bem, apesar da chuva. Habitação não está danificada. A baixa do Funchal é que está destruída e debaixo de água. De Machico consigo saber por interposto familiar. Tudo bem, apesar do temporal. No MSN, uma amiga confirma que nos Maroços está tudo controlado, apesar das enxurradas.

No que vou acompanhando na RTP-N, vejo muitas pessoas na rua, simplesmente movidas pela curiosidade, a ver a zona do Campo da Barca, por exemplo, e a tirar fotografias. Apesar dos avisos para as pessoas ficarem em casa, estes idiotas (sim, é este o nome) vão para ali. Põem a vida em risco e atrapalham a acção das autoridades.

Por outro lado, o Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, espera uma aberta para seguir de Falcon para a Madeira, inteirar-se in loco do estado da situação. Irá acompanhado por responsáveis da protecção civil e engenheiros civis. José Sócrates também vai.
Pergunto-me: o que vão lá fazer? Nestas horas, ajuda de todos é necessária, sem dúvida. Mas acho que podiam inteirar-se da gravidade da situação a partir de Lisboa. E iam à região daqui a alguns dias, com o tempo melhor e com alguns trabalhos de recuperação já feitos. (Lembro-me que foi este ministro que fez uma reunião de emergência de madrugada, com a protecção civil, no dia do sismo. Serviu para quê? Para aparecer na televisão).
Tanto Sócrates como Rui Pereira já manifestaram a consternação e solidariedade com a situação na Madeira. É suficiente. A região tem governo próprio, e portanto este é o interlocutor para resolver a situação.

Entretanto a RTP-N avança já com 31 mortos. Jardim confirma 30.
Gostei de ver Jardim a fazer ponto de situação para a comunicação social. Ao trabalho.

Sem comentários: