segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A origem

Eu sou dos que acha que o evolucionismo é perfeitamente compatível com a ideia de Deus. Tirando o mito de Adão e Eva (que a própria Igreja reconhece como tal), faz sentido uma evolução com a mão invisível de Deus.
Mas, pronto, eu não sou o cientista reconhecido...

"O cientista britânico Stephen Hawking anunciou hoje a publicação de um novo livro no qual exclui a possibilidade de Deus ser o criador do Universo, ao contrário daquilo que defendia numa teoria anterior.

Da mesma forma que o darwinismo já tinha, no passado, rejeitado a necessidade de um criador no campo da biologia, também o conhecido astrofísico britânico argumenta agora - numa obra que em breve estará nas bancas - que as mais recentes teorias científicas rejeitam o papel de um criador do Universo.

Stephen Hawking afirma que o Big Bang – a grande explosão que originou o mundo – terá sido uma consequência inevitável das leis da física, o que contradiz a teoria que o cientista tinha defendido no passado, no livro “Uma Breve História do Tempo”, publicado em 1998 e rapidamente transformado num êxito de vendas.

Nessa obra, Hawking sugeria que não existia qualquer incompatibilidade entre a existência de um Deus criador e a compreensão científica do Universo, chegando mesmo a afirmar que se a comunidade científica chegasse a descobrir a teoria completa, tal “seria o triunfo definitivo da razão humana” já que, nesse altura, “seria possível conhecer a mente de Deus”.

No novo livro, intitulado “O Grande Desígnio” e que estará à venda a partir de 09 de setembro, precisamente uma semana antes da visita do papa Bento XVI à Grã-Bretanha, o astrofísico sustenta que a ciência moderna não deixa lugar à existência de um Deus criador do Universo.

O cientista considera que a prova que sustenta o seu argumento é o facto de ter sido observado, em 1992, um planeta que girava em torno de uma estrela distinta do sol.

Hawking alega que essa observação comprova a possibilidade de existirem outros planetas e universos o que significa, em seu entender, que se a intenção de Deus seria criar o Homem, estão os restantes universos seriam redundantes.

O conhecido biólogo ateu Richard Dawkins felicitou já o astrofísico britânico pelas conclusões, dizendo que a opinião de Hawking é partilhada por uma grande parte da comunidade científica." (Ionline)

1 comentário:

Sofia disse...

Não deixa de ser redutor e algo egocêntrico confinar a existência de Deus à criação do Homem... digo eu! E tem piada como tem tanta certeza das duas vezes a ponto de escrever um livro de cada vez (contraditórios)... será que em 2004 (como 6 anos antes do seu anterior livro)terá visto alguma coisa que espero que não contradiga, mas junte as duas teorias? Em conceitos mais abrangentes... Sim,porque por mais cientificas que sejam as investigações baseiam-se em pressupostos ou paradigmas não infalíveis,como se sabe.
Olha eu a opinar sem ter lido os livros e sem ser cientista (a esse nivel pelo menos!),estou a por-me a jeito para levar uma "rabecada" ehhehe Venham elas :-D