segunda-feira, 13 de junho de 2011

Coisas que me intrigam

1 - 
A moda do momento nas lojas é anunciar na montra um desconto de 20%, 30%, 50%... mas, quando nos aproximamos da montra, em letras minúsculas, diz que é na compra do 2º artigo. Esta limitação está sempre inscrita de forma minúscula; o fabuloso desconto aparece em letras garrafais.
Isto não pode ser considerada publicidade enganosa?

2 - 
"A escalada dos ‘spreads' não tem fim à vista. Nas últimas duas semanas, seis bancos mexeram nos seus preçários, subindo novamente este indicador. Entre os bancos que realizaram novas subidas estão BCP, BES, Santander Totta, Montepio, Crédito Agrícola e Deutsche Bank. As mexidas afectaram tanto os ‘spreads' mínimos como os ‘spreads' máximos - aplicados aos clientes com maior perfil de risco." (Diário Económico)
Alguém algum dia me há-de explicar a lógica disto: então para quem já tem a corda ao pescoço, em vez de arranjar forma de facilitar o pagamento, aumenta-se ainda mais o valor? Não é isso que vai aumentar o "perfil de risco" e gerar incumprimentos?


3 - 
Os vulcões só o ano passado começaram a implicar com os aviões?
Antes, quando um vulcão qualquer entrava em erupção, não ficava meio mundo parado à espera que a nuvem se dissipasse. Ou pelo menos não era notícia.
O ano passado foi o vulcão na Islândia; esta semana é um no Chile (acho...) e outro na Eritreia...

Sem comentários: