sábado, 16 de julho de 2011

Blogosferando - 54



"O conteúdo foi muito importante - as privatizações, RTP, incluída; a formação do conselho fiscalizador das contas públicas; as datas de 24 de Julho, 30 de Agosto e Outubro para anúncio de cortes na despesa (já deviam ter sido anunciados, no entanto); o imposto extraordinário; as previsões sérias sobre recessão, desemprego, exportações, crescimento. Mas a forma também pode revelar carácter e mundos.
Um repórter da Sic comparou, ontem, no jornal das 20 horas, as comunicações do anterior governo e a conferência de imprensa de Vítor Gaspar de horas antes. Disse que era uma mudança «da noite para o dia» (sic, propriamente). E foi.
Primeiro, o ministro das Finanças anunciou uma conferência para as 18h e entrou na sala às 17.59. Dissera que terminaria às 19.30 e terminou às 19.31. No fim, pediu desculpa pela diferença em relação ao horário anunciado.
(Um mundo de diferença em relação aos incompreensíveis atrasos de 45 minutos de Teixeira dos Santos até para reuniões com a troika.)
Segundo, Gaspar não deu uma conferência de imprensa, antes fez uma sessão de trabalho com jornalistas. Tinha a fazer uma comunicação e entregou a versão impressa; e sobre cada tema entregou um documento de suporte com dados e exemplos.
(Um mundo de diferença para os anúncios feitos à pressa e oralmente, ou então em tendas e com música, desmentidos pela realidade no dia seguinte.)
Terceiro, respondeu serenamente a todas as perguntas.
(Um mundo de diferença para as comunicações sobranceiras e a seco, sem direito a esclarecimentos e perguntas.)
Outra gente, de facto, outro governo."

Sem comentários: