domingo, 11 de dezembro de 2011

Roma nomeia Tolentino Mendonça


De acordo com uma nota publicada pela sala de imprensa da Santa Sé, este professor, biblista e poeta português partilha a lista de nomeados com figuras proeminentes da arte e das ciências, como o arquiteto espanhol Santiago Calatrava e o cientista alemão Wolf Joachim Singer."

"Nascido em 1965, em Machico, na Madeira, José Tolentino Mendonça iniciou os seus estudos de Teologia em 1982 e foi ordenado sacerdote em julho de 1990.
Pouco depois seguiu para Roma, onde frequentou o mestrado em Ciências Bíblicas e se doutorou em Teologia Biblíca pela Pontifícia Universidade Gregoriana.
Atualmente, desempenha também as funções de diretor da revista de teologia Didaskalia, editada pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, onde é professor auxiliar.
A nível literário, a sua obra é considerada unanimemente como uma das mais rigorosas e originais da moderna poesia portuguesa, tendo-se destacado também nos campos da espiritualidade, exegese e tradução bíblica.
Publicou ensaios sobre Ruy Belo, Teixeira de Pascoaes e Eugénio de Andrade, , apresentou reflexões como “O Outro Que Me Torna Justo” e “Métodos de Leitura da Bíblia” e traduziu do hebraico o “Cântico dos Cânticos” e o “Livro de Ruth”.

Além dos seus sete livros de poesia, entre os quais “A Noite abre os meus olhos” (2006) – uma antologia da sua obra poética – escreveu uma peça de teatro, dois ensaios sobre Teologia e ainda diversos artigos em revistas científicas desta matéria."


Sem comentários: