domingo, 1 de abril de 2012

Fregueses

Todas as terreolas deste país ficaram em ebulição após a troika ter imposto a reforma do poder local. O Governo - o outro e este - acharam que a forma de satisfazer a troika seria mexendo na organização das freguesias. Os concelhos, esses, como têm a ver com a organização partidária, ficam como estão. Mesmo que a definição actual dos concelhos venha do século XIX, e nada tenha a ver com a vida actual.
Algumas perguntas impõem-se:
- sendo o desenho actual da organização administrativa do séc. XIX, faz sentido que permaneça igual quando a demografia, as comunicações e as necessidades são completamente diferentes do que eram na altura?
- pelo que se viu ontem, as freguesias servem para apoiar grupos culturais e recreativos. É essa a função de uma Junta de Freguesia (JF)? Uma JF é necessária para isso?
- um dos argumentos dos fregueses contra a reorganização das freguesias é que ficam isolados. Com as actuais freguesias estão menos isolados? Têm mais serviços? Precisam de um JF para ter centro de saúde, correios, bombeiros?
- as JF queixam-se que não têm meios financeiros... Onde é que os conseguiram para ontem meterem 600 autocarros em Lisboa?


Sem comentários: