sábado, 30 de junho de 2012

Domingo com mais um segundo

"O próximo domingo vai ter mais um segundo. A velocidade de rotação da Terra tem vindo a diminuir e, por isso, a hora tem de ser acertada. 
A decisão segue uma recomendação da International Earth Rotation Service (IERS), a entidade da União Astronómica Internacional que estuda a relação entre a rotação da Terra e a medição do tempo.
Em todo o mundo, o acerto ocorrerá em simultâneo. De acordo com a autoridade portuguesa que estabelece e fornece a hora legal do país, o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), essa mudança acontecerá nos Açores na noite deste próximo sábado, 30 de Junho, sendo o segundo a mais introduzido entre 23h59m59s e as 00h00m00s. Em Portugal Continental e na Madeira, onde é uma hora a mais do que nos Açores, o acerto ocorrerá por isso já a 1 de Julho, entre as 00h59m59s e as 01h00m00s. 
Este tipo de acerto, com a introdução de um “segundo intercalar”, como é chamado, é feito no final dos meses de Junho ou Dezembro e começou a ser realizado em 1972. Desde então, este acerto já foi feito 24 vezes, refere o OAL. 
O director do observatório, Rui Agostinho, explica que a rotação da Terra a muito longo prazo - daqui a 4600 milhões de anos, tantos quantos tem agora o nosso planeta - vai abrandar ao ponto de um dia ter então a duração de cerca de 53 dias actuais. Ou seja, em vez das actuais 24 horas, um dia terá qualquer coisa como 1272 horas."

1 comentário:

Jingas disse...

Aproveita esse segundo e comete uma loucura!! :)

bfs