terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Feliz pobreza de espírito

No Jornal de Negócios de hoje, vem o “estudo "Does money buy you more happiness?", elaborado pela escola de gestão espanhola IESE em conjunto com a Universidade da Califórnia, em Los Angeles”, que conclui que “o rendimento mínimo para ser feliz em Portugal é de 10 mil euros por ano. Um pouco abaixo da média mundial, que aponta para os 11.500 euros. Mas acima dos irlandeses que, para serem felizes, precisam de 8.800 euros anuais.”
De qualquer forma, vale a pena fazer umas contas…
Se dividirmos 10.000€ por 14 meses (12 meses + subsídios de férias e de Natal) temos 714,28€. Quem é o cidadão NORMAL que consegue viver com este valor por mês?!
Não vale a pena contar os cidadãos pobres e miseráveis que são reformados. E que dizer do salário mínimo, que está muito abaixo desta insuficiência?
O Sr. Ministro Manuel Pinho deve ter dado pulos de alegria com este estudo, ainda no espírito chinês… Os portugueses, afinal, são felizes!

1 comentário:

Cris disse...

"Não tenho nada, mas tenho tenho tudo..."
E olha que ganhar 714€ já não é muito mau: da maneira que isto anda, ter trabalho é uma sorte. Mas sempre fomos assim... um país pequenino de espírito e parco em ambição. Daquela ambição saudável, que nos leva a querer sair deste marasmo onde, na melhor das hipóteses, paramos. Na pior... andamos para trás...
Eu cá ficava feliz com um ordenado de 1500€. Só o dobro, portanto.Para o actual nível de vida português, acho que para começar já dava...
Além disso, sou daquelas que pensam que precisamos do dinheiro para viver... e não de viver para ter dinheiro.
Bjocas!