segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Jardim: genial finta!


Alberto João Jardim demitiu-se hoje ao fim da tarde. Uma finta genial, de pura leitura política, e que só mostra que ele está bem longe da reforma. E com um interessante discurso.
Para alguns é apenas um episódio carnavalesco. Mais um. Mas o argumento que Jardim utilizou como base a esta demissão faz sentido e é válido: há três anos, quando foi re-eleito, apresentou um determindado programa aos eleitores, que agora não irá poder concretizar integralmente devido a uma brusca redução das verbas disponíveis.
O Governo Sócrates tem feito algumas leis ad homine apenas com o intuito de o apear da Presidência do Governo da Madeira. Se a Lei das Finanças Regionais pode ter algum sentido, e fugir a esta leitura, já quanto à lei da propriedade dos meios de comunicação, destina-se claramente a impedir a posse do Jornal da Madeira por parte do governo regional.
Jardim nunca virou a cara à luta. Daí esta finta. É claro que não conseguirá a alteração da Lei das Finanças Regionais, mas baralha os calendários eleitorais, que não é coisa pouca. E desfaz as dúvidas sobre o bluff descarado aquando da discussão desta lei, em que também ameaçou demitir-se.
Numa situação normal, haveria eleições na Madeira em Outubro de 2008, já sob a acção desta nova lei. E, portanto, em plano inclinado de realizações devido à redução das verbas. Com esta antecipação, Jardim “ganha” três anos (o novo mandato terminará em 2011). E assim ultrapassa o mandato normal do Governo de Sócrates (que terminará em 2009). E, por outro lado, é ele o líder da região por altura da próxima revisão ordinária da Constituição. E diverte-se a desgastar o governo de Sócrates até lá, com nova legitimidade. Um trampolim de datas que o faz ganhar tempo, muito tempo, tendo em conta a acção rápida e eficaz que o caracteriza. Com uma legitimidade reforçada.

Não tenho a certeza, mas julgo que esta eleição já irá ser enquadrada pela nova lei eleitoral para as regiões autónomas, que irá pôr fim ao escândalo que era ter 53% dos votos que se traduziam em cerca de 70% do Parlamento Regional. Portanto, Jardim terá de fazer um esforço suplementar para garantir a maioria. Não o digo a brincar: basta ver os resultados das eleições regionais ao longo do tempo para se perceber que o PSD – Madeira tem perdido votos.
Mas, desta forma, apanha a oposição (!) fragilizada e certamente irá capitalizar votos contra o “inimigo externo”. É a lógica de muito bom ditador.

A Madeira actualmente é uma das regiões mais ricas e desenvolvidas do País (ao nível da Grande Lisboa) graças a Alberto João Jardim. E ele vai voltar, e em força.
Há coisas de que não gosto no seu estilo, mas é indiscutível a sua acção no desenvolvimento da Madeira. E sou dos que acredita que ele não enriqueceu à sombra do poder, como muitos fazem em meia dúzia de anos. É um exemplo de amor à sua região.

1 comentário:

ad_intra disse...

Concordo integralmente ; )))

Kiss

P.s - o youtube afinal tá vivo e ainda mexe... lol
Já "postei" o video!