quinta-feira, 22 de março de 2007

Meter água

Hoje, dizem os entendidos, é o dia da água.
A propósito desta data....
Na Ribeira dos Milagres, mais uma descarga desconhecida de efluentes de uma suinicultura. Depois do milagre de Fátima, este deve ser o maior milagre que há em Portugal: todos os anos ocorrem várias descargas na Ribeira dos Milagres e nunca ninguém conseguiu descobrir a sua origem.
Apenas uma ajuda: consta que fica em Leiria...
Na VISÃO de hoje, destacam um país a caminho da submersão: o Tuvalu. Segundo consta, "o arquipélago de Tuvalu pode ficar submerso pelas águas do Pacífico Sul num futuro não muito distante."
O Tuvalu tem apenas 26km quadrados, distribuidos por 9 ilhas (oito das quais habitadas). "A elevação máxima de Tuvalu é de apenas 5 metros, sendo muito susceptível às alterações climáticas." "A ilha já perdeu 3 mil dos seus 11 mil habitantes e o Governo tenta, sem êxito, obter apoio da Austrália." "A Nova Zelândia aceita, desde 2001, 75 refugiados por ano e já afirmou que, em caso de submersão acolherá os 8 mil habitantes, na sua maioria de origem polinésia, quie ainda permanecem em Tuvalu".
Só me questiono como será com o Quiribati. Amigo próximo do Tuvalu nas aulas de Introdução ao Direito, no longínquo 1º ano, com o Prof. Fernando Seara...
E ainda há quem se preocupe com a Caparica e o parque de campismo.... bah!

Sem comentários: