Todo aquele território assinalado a tracejado no mapa pode vir a ser português. Para já, o país foi "acrescentado" em cerca de metade da cidade do Porto, com um pedaço próximo dos Açores baptizado de "Rainbow".
"No cenário optimista, o fundo do mar português poderá alargar-se em 1,3 milhões de quilómetros quadrados - o que é 14,9 vezes a área de Portugal continental. O cenário menos favorável é o dos 240 mil quilómetros quadrados já prospectados (2,6 vezes a área continental)."
"Há quem diga que a plataforma continental é o novo Tratado de Tordesilhas para Portugal, tal a vastidão da área que pode ficar sob jurisdição nacional. Na União Europeia, Portugal já tem a maior ZEE. Com o alargamento da plataforma, passará a ser dos países com maior jurisdição marítima do mundo", diz o jurista Tiago Pitta e Cunha, que coordenou a estratégia portuguesa para os oceanos."
"Até 13 de Maio de 2009, o processo de extensão da plataforma tem de estar concluído e toda a documentação tem de ser entregue na Comissão de Limites da Plataforma Continental. Se as recomendações forem favoráveis, Portugal poderá então exercer o acto de soberania que fixar os limites do país."
Para já, estou maravilhado!
Sem comentários:
Enviar um comentário