sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Lei do tabaco

Visto que ainda não escrevi uma linha sobre a chamada Lei do Tabaco, cá vai:

1 - dá-me um gozo brutal ver os fumadores todos enxofrados porque não podem fumar em quase nenhum sítio, e que se sentem discriminados, perseguidos, e que não era precisa esta lei, bla bla bla...
Pergunto: S. Exas. os fumadores, antes desta lei, tinham respeito pelos não-fumadores, evitavam fumar em locais fechados, noutros locais onde já era proibido (exemplo, estações de metro, hospitais...)?! Contam-se pelos dedos de uma mão os que assim procediam...

2 - o governo tem políticas muito contraditórias... Obriga os fumadores a ir para a rua em pleno inverno, aumentando assim as pneumonias dos cidadãos dependentes de nicotina, e, simultaneamente, encerra postos de saúde. Se tivermos em conta que anda a (pseudo-) promover a natalidade... ninguém me tira da cabeça que o governo está a implementar uma secreta política de eugenia social (ou, numa perspectiva suave, a renovar à força os portugueses).

3 - acerca da polémica gerada pelo facto do presidente da ASAE ter acendido uma cigarrilha na noite da passagem de ano no Casino Estoril... uma vez que até às 24h00 de 31 de Dezembro havia fumadores (e cigarros acesssos) na sala Preto e Prata, que diferença fazia acender ou não um cigarro poucos minutos depois (já 01 de Janeiro e após a entrada em vigor da lei)? Por acaso, automaticamente, a sala deixava de ter o fumo anterior às 00h00 do dia 01 de Janeiro?
Há com cada pseudo-polémica mais idiota, que quase dá vontade de chorar, não fosse tamanha a estupidez de quem cria estas polémicas! E ainda há quem se lembre de pedir a demissão do presidente da ASAE.. pelo amor de Deus!

1 comentário:

Cris disse...

Já estava a achar estranho ainda não teres comentado nada a respeito desta nova lei:)
Acho piada ao argumento de alguns fumadores. Dizem que é tudo uma questão de bom senso... esquecendo-se que a lei foi criada exactamente por não existia qualquer bom senso por parte de muitos fumadores que por aí andam. Agora que as regras mudaram, já se lembram que os direitos funcionam para os dois lados. Pena é que nunca se tenham lembrado disso enquanto a lei os beneficiava a eles.
Quanto à polémica do presidente da ASAE... a verdade é que, assumindo o cargo que assume, devia dar o exemplo. Mas criar uma polémica por causa disso é de quem não percebe que existem outras coisas bem mais escandolosas no nosso país para nos indignarmos.
Enfim... é o país que temos.
Bjocas doces