quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Jogos olímpicos

E ao 13º dia Portugal ganha uma medalha de ouro...
Nelson Évora, com o seu triplo salto, conseguiu a marca que o país inteiro ansiava desde o início dos Olímpicos de Pequim. Embora Vanessa Fernandes já tivesse assegurado a medalha de prata no triatlo.

Ainda sobre os Jogos Olímpicos de Pequim, algumas considerações:

- tal como no futebol, antes das provas começarem Portugal é "o maior", "tem a melhor equipa de sempre", "tem estrelas", tem todo o país a torcer...

- a comunicação social empenha-se em criar o ambiente de delírio colectivo semanas antes das provas, e alimenta-o durante.

- nestes jogos, o discurso era quase no sentido de que os atletas portugueses iam trazer TODAS as medalhas das competições em que participassem, quase por direito divino. Os outros países iam a Pequim só para ver a muralha e cumprimentar os portugueses, não para lutar pelas mesmas medalhas. Ninguém se deu ao trabalho de pensar que, em milhares de atletas e dezenas de países, talvez houvesse mais alguém a ganhar medalhas... Daí termos ouvido patetices todos os dias desde Pequim.

- "a medalha de prata de Vanessa Fernandes vale como ouro". Vale? E esta manhã na rádio, uma atleta nacional qualquer ficou em 8º lugar, a melhor marca nacional nessa modalidade, e por isso recebeu uma espécie de declaração do COI. Alguém se irá lembrar, no futuro, dos atletas que não tiverem ganho uma qualquer medalha nuns quaisquer jogos olímpicos? Pôr-se em bicos de pés não é uma modalidade olímpica.

- é necessário Portugal ter um membro do governo, o Secretário de Estado dos Desportos, Laurentino Dias, a viver em Pequim durante os jogos? E também a dizer umas idiotices?

- ainda sobre disparates, os atletas não percebem que ao falarem desta forma descuidada estão a matar patrocínios, e dão cabo da imagem de marcas a eles associados? É amadorismo a mais...

- Vicente Moura, que tinha dito que não se recandidataria ao comité olímpico português após Naide Gomes não ter chegado às medalhas, veio dizer hoje que pode voltar a candidatar-se se assim quiserem... Como seria se Nelson Évora não tivesse ganho hoje o ouro? O senhor precisa claramente de um psi... (Hoje, com uma medalha de ouro e outra de prata, já é a melhor classificação de sempre de Portugal em jogos olímpicos...)

- no Sapo, no espaço sobre os jogos olímpicos, convém olhar com alguma atenção para a distribuição de medalhas por países ao longo do tempo. Normalmente, o país vencedor das medalhas é aquele que no momento é a potência política/militar/económica reinante ou em ascensão. Ou significa o último fôlego da anterior. Para já, nestes jogos de Pequim, a China lidera nas medalhas de ouro...

2 comentários:

Cris disse...

Curiosamente, os que menos prometeram... os mais discretos... foram os que ganharam!
Uma consideração que faltou: as desculpas dos maus perdedores. Claro que preferimos que ganhem, mas sabemos que nem sempre é possível. Mas ao menos que dêem o seu melhor, representando condignamente o seu país e assumindo por inteiro ou a parte que lhes cabe na responsabilidade na derrota.
No fundo, até foram de certa forma a imagem do nosso país: queremos tudo com pouco esforço e arranjamos as desculpas mais absurdas para justificarmos o facto de não conseguirmos alcançar os nossos objectivos simplesmente... porque não fizemos o suficiente (ou nada sequer), para o merecer.

kiduchinha disse...

Exactamente! Tens tooda a razão! Subscrevo inteiramente e estou do lado dos atletas, acredito que todos se esforçam ao máximo, fazem o melhor, mas, claro, não estão a competir sózinhos!!! Estar lá já é MUITO IMPORTANTE e um grande feito!! E estas 2 medalhas são ESPECTACULARES!!!

BEIJOCAS