sábado, 29 de novembro de 2008

PCP: o futuro é aqui

Esta manhã ouvi alguns minutos da intervenção de Jerónimo de Sousa no XVII Congresso do PCP. Por sorte, ouvi uma parte que me arrepiou: o elogio às democracias exemplares da Coreia do Norte, de Cuba e outros que tais.
Citando-o: "
O exemplo revolucionário de Cuba socialista tem constituído importante estímulo para as transformações progressistas na Venezuela bolivariana, no Equador, na Bolívia e outros países."
Disse... "progressistas"? Hummm....

Num discurso marcadamente marxista, bradou (Jerónimo de Sousa estava quase a gritar) contra o capitalismo:
"O socialismo, objectivo programático do PCP, tendo no horizonte o comunismo, não só traduz a superioridade dos valores de liberdade e justiça social que animam os comunistas na sua luta contra o capital, como constitui, na actualidade, uma possibilidade real cada vez mais necessária e urgente."
Em concreto, quais os países em que se aplica essa "superioridade dos valores de liberdade e justiça social" em versão comunista? Deixa cá ver...

(intervenção completa de Jerónimo de Sousa aqui).

Depois de me passar o arrepio do discurso do secretário-geral comunista, pergunto: porque não vão os milhares que estão no Campo Pequeno viver para Cuba, Coreia do Norte, Venezuela, e afins?

Depois de referir tantas vezes as qualidades das "forças progressistas e revolucionárias", só lhes resta ser consequentes e irem viver para essas democracias avançadas.

Sem comentários: