sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Isto é censura!

Quando o Ministério Público (MP), a pretexto de uma queixa de alguém, proíbe uma sátira ao Magalhães no Carnaval de Torres Vedras, isso tem um nome: CENSURA.
Entretanto, hoje o MP emendou a mão e autorizou a sátira que ontem tinha proibido.
Pergunto-me o que leva um tribunal, ainda para mais o Ministério Público, a tomar decisões deste calibre, tal é a idiotice e atentado à liberdade de expressão.
A propósito disto, e de outros episódios, vale a pena ler Medo e Ridículo, no ABC do PPM.


No mesmo dia destes lamentáveis episódios, o Ministro dos Assunto Parlamentares, Augusto Santos Silva, considerou «"inaceitável" que a promoção feita pela RTP1 à sua entrevista com Judite de Sousa tivesse em som as suas palavras "malhar na direita" e disse esperar um pedido de desculpas daquela televisão.»
Isto tem o mesmo nome: CENSURA.
Então o senhor pode dizer as coisas que diz e depois vir exigir um pedido de desculpas a outros por transmitirem (é disso que se trata) o que ele tinha dito?

Estes sinais são sintomáticos dos caminhos que a nossa sociedade começa a trilhar: censurar tudo em nome do politicamente correcto, ou porque não é do agrado do poder.
Convém estar atento e reagir. Por este caminho, um dia destes só podemos dizer o que seja do agrado de certos poderes.
Perigoso, muito perigoso.

Quando passam 4 anos sobre a conquista da maioria absoluta pelo PS, convém lembrar que muitos episódios destes, carregados de tiques autoritários, se têm repetido: foi um professor do norte que foi a tribunal por ter chamado não-sei-quê ao primeiro-ministro; foram as visitas das polícias a escolas e sindicatos para saber quem ia a manifestações de professores; são os dois episódios relatados acima; foi um bloguista ter ido parar a tribunal por ter revelado uma série de coisas sobre a licenciatura de Sócrates; são as medições de tempos de programas televisivos em nome da pluralidade; são as pressões sobre jornais (Público) devido a publicar episódios ligados à formação académica do primeiro-ministro; são as "embrulhadas" do caso Freeport...
É muita coisa!
E todas com um ponto em comum, e perigoso.
Resta esperar que das próximas eleições saia um antídoto para isto.

1 comentário:

Joaquim Ferreira disse...

SÓ FALTAVA ESTA... QUEREM AVALIAR OS PROFESSORES PELOS RESULTADOS E DEPOIS ACEITAM QUE SE OBRIGUEM OS PROFESSORES A PARTICIPAR NESTA PALHAÇADA...? POR MIM, PODERIA IR PARA A PRISÃO... MAS PALHAÇADA. PAIS QUE SE COMPORTAM ASSIM ESCREVENDO E CRITICANDO SÃO SOS MESMOS QUE DEPOIS CULPAM OS PROFESSORES PELOS RESULTADOS DOS SEUS FILHOS E APOIAM A MINISTRA NOS INSULTOS QUE SISTEMATICAMENTE LHES FAZEM.
Todavia, o contributo QUE MUITOS PAIZINHOS DÃO À ESCOLA no sentido de resolver os problemas reais É APENAS: INSULTAR E MALTRATAR OS PROFESSORES. A DIRECTORA REGIONAL DEVERIA PAUTAR A SUA CONDUTA POR PRINCÍPIOS DE DIGNIDADE. ESTA ATITUDE PIDESCA (FISCAIS PARA CONFIRMAR SE HÁ OU NÃO DESFILE) É, mínimo, VERGONHOSA. NÃO VOTO PS!
OS PROFESSORES NÃO SÃO OBRIGADOS A REALIZAR ACTIVIDADES FORA DOS MUROS DA ESCOLA! Compreendem-se que VIAGENS PARA VISITA DE ESTUDO podem ser fundamentais para a aprendizagem... AGORA DESFILES? SÃO IMPORTANTES PARA QUÊ? PARA O LAZER? OS PAIZINHOS QUE OS LEVEM À MEALHADA OU A OVAR.
A DISPONIBILIDADE MENTAL DOS PROFESSORES JÁ A TEM ESGOTADA. E É O QUE O GOVERNO QUER. UM POVO QUANTO MAIS BURRO MAIS FÁCIL É DE GOVERNAR. Porque.. "Em Terra de cegos quem tem olho é Rei".