domingo, 1 de fevereiro de 2009

Vicky Cristina Barcelona


Tendo como pano de fundo Barcelona (e Oviedo), é um filme com a marca de Woody Allen. Com aquelas inquietações amorosas e relacionais que perpassam em alguns dos seus filmes, com aqueles labirintos de amores possíveis e impossíveis ao mesmo tempo.
Com três beldades – Scarlett Johansson, Rebeca Hall (maravilhosa) e Penélope Cruz - numa procura do amor, chocando com as contingências da vida, e com Javier Bardem como ponto de união. Às tantas, Maria Helena (Penélope Cruz) sai-se com esta: “só os amores não correspondidos podem ser românticos”. E sabe do que fala, dado o conflito permanente e mortal com o seu Juan António (Javier Bardem).
O filme transpira sensualidade e provocação em quase todas as cenas. E a triangulação que acaba por ligar os quatro personagens e vidas não a as deixa de lado.
Neste filme, há imagens para as quais apetece ser transportado de imediato. E há momentos étnicos por exemplo, com as guitarras espanholas) absolutamente notáveis.

O contraste entre os latinos espanhóis Penélope Cruz e Javier Bardem, fogosos, apaixonados, cheios de garra, e as americanas cheias de inseguranças e com todos os hábitos urbanos, é algo de interessante.
Não tem o humor de um “Match Point” ou de um “Scoop”, mas é um filme de Woody Allen, apostado em brincar com os mal-entendidos da vida e do amor. E basta.

Uma interessante análise ao filme aqui, por Luís Miguel Oliveira.

Barcelona, que já era uma cidade a visitar um dia, mantém o encanto. Oviedo surgiu com interesse.

1 comentário:

Unknown disse...

Vi o filme na passada quarta-feira e acho que a dicotomia entre a fogosidade latina e a insegurança urbana americana muito interessante.
Tenho que confessar que a Scarlet e a Rebecca fazem boas interpretações, mas assim que a Penelope Cruz entra em cena ofusca-as por completo. Uma interpretação muito ao género de "Volver".