segunda-feira, 13 de abril de 2009

Os candidatos-fantasma do PS

À excepção do PSD, já todos os partidos apresentaram os seus candidatos às eleições europeias. Bem ou mal, há candidatos europeus para todos os gostos. Há os experientes/repetentes. Há os novatos. Há os que irão dar um novo rumo às suas carreiras políticas.
O PS - de forma descarada - tem a particularidade de apresentar candidatos-fantasma, chamemos-lhe assim. Refiro-me, concretamente, a Ana Gomes e Elisa Ferreira. Estas notáveis socialistas são, também, as respectivas candidatas às câmaras de Sintra e do Porto.

Algumas questões mais ou menos pertinentes se levantam:
Primeira pergunta: elas são de facto candidatas a deputadas europeias ou candidatas às presidências das câmaras em causa? Que eu saiba, os cargos são incompatíveis...
2 - se forem eleitas para o Parlamento Europeu em Junho, abdicam das candidaturas autárquicas em Setembro/Outubro?
3 - ou, pelo contrário, vão para Bruxelas/Estrasburgo pensar em Sintra e no Porto? Isto é, aplicar aquele princípio da gestão que reza "pensar global, agir local", até serem eleitas para as respectivas autarquias?
4 - estarão elas apenas a pensar na sua vidinha, garantindo assim que têm uma ocupação para os próximos anos?
5 - ao apresentarem-se como candidatas autárquicas, e concorrendo logo de seguida para Bruxelas, isso não significa que não acreditam que possam ganhar as eleições a Rui Rio e a Fernando Seara?

Uma coisa parece-me certa: Rui Rio e Fernando Seara, eleitos inesperadamente há oito anos para o Porto e para Sintra, podem ficar descansados. Mudaram a forma de fazer política nesses concelhos. Já foram reeleitos e mostraram o que valiam como presidentes de câmara. Podem deixar ficar os papéis para mais um mandato. Ainda bem!

Eu, cidadão português, não quero ser representado por ninguém que escreve e tem atitudes políticas destas: "o PSD de verdade". De vez em quando, Ana Gomes passa-se.

Sem comentários: