terça-feira, 16 de junho de 2009

Tempos interessantes

Ainda sem data marcada, as legislativas já começaram a mexer na política nacional.
Ao nível da retórica, já tinham começado a sentir-se, com acusações e afins.
Agora chega à matéria de facto: o Governo (através do ministro Mário Lino) já remeteu a "decisão final sobre o TGV para a próxima legislatura".
A contestação encabeçada pelo PSD, à qual Cavaco Silva deu cobertura, surtiu efeito. E ele nem precisou dizer a palavra "TGV" uma única vez. Bastou falar em "prioridades".

Por outro lado, o desaire - perdão, derrota - eleitoral do PS nas eleições europeias foi ontem analisado na comissão política do partido.
Já muito se escreveu sobre o que Sócrates disse sobre a maioria absoluta ontem à noite. Ouvi-o na TV. A mensagem foi clara: pedir uma “maioria parlamentar que dê condições para governar”. Sob a insistência jornalística disse o óbvio: só conhece uma maioria parlamentar que o permita. E esclareceu: maioria absoluta.
Portanto, tudo na mesma.
Entretanto, apontou as três prioridades para os próximos meses, que antecedem as eleições legislativas: defender a obra feita na educação, na energia e no plano tecnológico, explicar melhor as reformas e construir a tal “solução política que enfrente a crise”. Ou seja, propaganda.

Aos que pedem mudanças de política e de estilo, julgo que seria um erro fazê-lo a 2 ou 3 meses de eleições. Seria, descaradamente, chamar estúpidos aos cidadãos eleitores. Esta é uma observação de alguém que nem sequer é simpatizante do governo PS.

Enquanto isto se passa, Cavaco vai condicionando a agenda política sem muito espalhafato.
Fê-lo em relação ao TGV.
E hoje, sibilinamente, deixou perceber que as datas das autárquicas e das legislativas podem "coincidir". "São duas datas mas podem eventualmente coincidir. Eu apenas quis dizer que uma é fixada pelo Governo e outra é fixada pelo Presidente da República. Não há qualquer decisão, nem para uma eleição nem para outra", explicitou o Chefe de Estado.
Para quem perceber cavaquês, a mensagem está dada.

Vêm aí tempos politicamente interessantes.
Ah... mantenho a minha aposta: o vencedor das legislativas 2009 será o PSD.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu não aposto.
Mas vou gostar de ver o que se vai passar nos próximos tempos.
Abraço