domingo, 30 de agosto de 2009

Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII

Em manhã de domingo, fui ver a exposição internacional patente no Museu Nacional de Arte Antiga subordinada ao tema Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII.
Iniciada em Washington em Junho de 2007, esta exposição vem agora até nós mostrar-nos o que os portugueses andaram a fazer, a descobrir pelo mundo durante dois séculos.

É possível observarmos mapas que serviram de guias há alguns séculos, alguns com uma semelhança ao "nosso" mundo bem assombrosa (convém lembrar que na altura não havia satélites a tirar fotografias lá de cima e a entrar-nos pela casa dentro). Temos ainda inúmeras peças de tapeçaria, peças religiosas, utensílios diversos, pinturas, estátuas...
Uma peça que me prendeu a atenção durante largos minutos foi a Custódia de Belém (1506). Que peça! Lindíssima, extremamente rica em pormenores e acabamentos. As cenas que a compõem, a sua construção, a filigrana, o outro abundante...
Para além desta peça única, os famosos Painéis de S. Vicente. Notáveis.
Ainda pelas diversas feitas a partir de corno de rinoceronte, de ovos de avestruz, de coco-das-Seychelles, enriquecidas com acabamentos em prata, ouro, ricamente trabalhados. Peças de execução requintada que nos deixam prostrados.
Somos ainda acompanhados pelos biombos Nambam em alguns troços da exposição. Convém ficar a observá-los e analisar as muitas cenas que representam. E perceber o que isso quer dizer sobre o mundo de então.

Até 11 de Outubro, convém ir ao MNAA ver um pouco da nossa História.

Sem comentários: