quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Há 20 anos

Há 20 anos era sábado...
Há 20 anos e um dia abandonámos a Venezuela, em ano de turbulência política (constante nos últimos anos), sob a presidência de Carlos Andrés Perez, e a minha família voltou a Portugal. Aterrámos na Madeira.
No percurso entre o aeroporto (então minúsculo) e a casa, lembro-me de me sentir dentro de um cenário de banda desenhada: aquelas paisagens rurais, aquelas casinhas, aquelas estradas estreitas, os carros tão diferentes do que estava habituado...
Uma família que não conhecia. Uma língua que não conhecia. Um meio rural, para mim desconhecido.
Lembro-me de que tanto eu como a minha irmã fomos vítimas de uma mezinha: para não adoecermos com a mudança de clima, bebemos um chá de terra. Sim, isso mesmo!

Entretanto, muitos anos passaram...

Sem comentários: