quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Portas vs. Ferreira Leite

Um debate duro, entre o "falar verdade" e o "falar claro".
Serei faccioso, mas acho que Portas venceu claramente o debate. Foi afirmativo, apresentou as soluções do CDS, foi aguerrido. Houve um contraste claro entre a rapidez de raciocínio e facilidade de expressão de Portas, por um lado, e o perfil de Manuela Ferreira Leite, por outro. (E noto que, à excepção da primeira questão, todas as perguntas foram colocadas em primeiro lugar à líder do PSD).
Manuela Ferreira Leite, maquilhada como um mimo (já ninguém sabe maquilhar as pessoas na TV?), muitas vezes esteve com o ar "não há pachorra". Pareceu-me que ela quase não queria apresentar as suas medidas. Muitas medidas são mais de centro, enquanto Paulo Portas puxava a corda em várias áreas: sociais (rendimento de inserção), economia, medidas fiscais, segurança...
Talvez Portas, tendo em conta a situação económico-financeira do país, devesse ser mais prudente, mas por vezes a melhor solução é escolher um dos lados. É essa clareza que o distingue de Ferreira Leite.

No final, uma pergunta de Judite de Sousa a Manuela Ferreira Leite, que permite a esta estabelecer uma ponte. Afinal, há afinidades entre os dois partidos, apesar das diferenças.

Amanhã haverá confronto entre Portas e Louçã, na RTP. Imperdível.

Sem comentários: