terça-feira, 9 de março de 2010

Português alternativo

Se há coisa de que acho que me posso orgulhar é saber construir frases correctas. E com a pontuação a fazer sentido. Mas é cada vez mais frequente ler, seja em jornais, revistas, na televisão, em e-mails, frases extremamente mal construídas. Que - para mim - só fariam sentido se escritas por alguém que infelizmente não tenha tido a oportunidade de ir além da 4ª classe.
Pois bem... ainda hoje, num organismo público, lá estava uma placa dourada com uma barbaridade destas: "inaugurado pelo Ministro da Justiça, António Costa, sendo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Pedro Santana Lopes"
.

Alguém me consegue explicar como se lê a parte que destaquei?
Aquela vírgula ali serve mesmo para quê?
!

O Metro, onde circulam milhares de pessoas por dia, costuma ter uma frase que reza assim: "o Metro informa, que a circulação..."
Mais uma vírgula mal colocada. Ninguém compreende que, com aquela vírgula, a frase não faz sentido? Lendo apenas a primeira parte da frase, o Metro informa o quê?

Um dos truques que utilizo para a colocação de vírgulas é o seguinte: uma vírgula permite juntar frases como um puzzle, de forma a fazer sentido, e a transmitir mais informação. Se eu tirar uma dessas frases (uma dessas informações), o resto da frase tem de continuar a fazer sentido. E isto para mim é básico.

Lembro-me de ter aprendido que uma frase era composta por sujeito, verbo e predicado...

Cada vez mais fico arrepiado com a forma como se escreve neste país.

Sem comentários: