sexta-feira, 28 de maio de 2010

Mas a nossa é melhor q'a deles...

"Os preços da electricidade para as famílias caíram 1,5 por cento na União Europeia, entre o segundo semestre de 2008 e o segundo semestre de 2009, mas subiram 4,5 por cento em Portugal, segundo dados hoje publicados pelo Eurostat.

Os números do gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE) revelam ainda que os preços do gás caíram, tanto no conjunto da união como em Portugal, mas a queda foi muito mais acentuada na média comunitária (16 por cento), do que em Portugal (5,5 por cento).

O preço da electricidade em Portugal no segundo semestre de 2009 encontrava-se abaixo da média comunitária (15,94 euros por 100 kWh, contra 16,45 no conjunto dos 27), mas, tendo em conta o poder de compra, era mais elevado (18,61 euros, contra 16,45 na UE).

Quanto ao gás doméstico, o preço em Portugal no segundo semestre do ano passado era superior ao da média comunitária, tanto em termos absolutos (16,52 euros por gigajoule, contra 14,67 na UE), como levando em linha de conta o poder de compra (19,28 euros, contra 14,67 da média da união)." (PÚBLICO)

3 comentários:

Sofia disse...

AhAhAh... o título está fantástico! Quer seja verdade quer não.

GONIO disse...

Neste país, somos os que temos o mais baixo salário da UE, mas somos os que pagam mais pelos bens e serviços que consomem. Isto é, no mínimo, um roubo. E evidencia a falta de responsabilidade social e empresas a pensar só em lucros.
A forma irónica que encontro para justificar esta carestia de bens e serviço só pode ser esta: os nossos bens e serviços são muito melhores que os dos outros países...

Sofia disse...

Ai, isto está tão mal e continua tudo uma palhaçada... austeridade e despesas astronómicas (não básicas)! É uma dedução lógica a tua e apesar dos serviços serem relativamente razoáveis apetecia-me também acreditar nisso e deixar de ter vontade de deitar as mãos à cabeça e pensar "Meu Deus, onde vamos parar?" e gritar "Parem de brincar!"