sexta-feira, 4 de junho de 2010

Passar do 8º para o 10º...

"Ministério da Educação permite aos alunos com mais de 15 anos fazer as provas do 9º ano e saltar a última etapa do ensino básico.
Os alunos com mais de 15 anos retidos no 8º ano de escolaridade têm este ano lectivo mais uma hipótese para concluir o ensino básico.
Aos adolescentes que completarem o 8º ano com sucesso exige-se que transitem para o 9º ano e aos alunos que não obtiveram aproveitamento curricular ao longo do ano lectivo abre-se a possibilidade de, após fazerem as provas nacionais e de equivalência de frequência, saltarem uma etapa e passarem à frente dos outros colegas."
(jornal I)

Comentando:
- se os alunos em causa não conseguem passar o 8º ano (presume-se que frequentando aulas durante o ano lectivo), vão conseguir passar o 9º ano sem terem a mínima ideia das matérias leccionadas (pelo que ouvi na radio, em português e matemática)?
- estas políticas de facilitismo, batota e fazer estatísticas vão levar-nos a um belo sítio, vão... Tal como já tinha sugerido uma vez neste mesmo blogue, acho que se devia ir mais longe: na maternidade, deveriam ser entregues diplomas aos recém-nascidos, no qual bastaria assinalar com uma cruz o nível de escolaridade pretendido. Era mais fácil, e logo à nascença eram todos licenciados em qualquer coisa.
- o que representam estas medidas para os professores? O ministério está a dizer-lhes que devem ser apenas uns administrativos que estão nas escolas para passar ignorantes. Que belo factor de motivação, sim senhor.

Estas medidas são tão vergonhosas que nem vale a pena dizer mais nada!

1 comentário:

Sofia disse...

Depois alguns chegam ao ensino superior e não sabem coisas básicas. Tenho mais de que um exemplo que não sabem que multiplicar e dividir é antes de somar ou subtrair!!!! Bem, e tirando o ensino superior é a falta de motivação para aprenderem, o que interessa é passar...e é fácil!