quarta-feira, 25 de junho de 2008

Alterações laborais

Foi hoje celebrado mais um acordo de concertação social - todos os governos têm de assinar alguns para dizerem que fazem reformas, são modernos e mais não-sei-quê - entre o Governo, a UGT e o patronato.
Algumas propostas boas, outras bem intencionadas e que vão ser truncadas em menos de nada (aquelas dos recibos verdes...). E o governo deixou cair o alçapão que iria servir para tudo: o despedimento por inadaptação.
No entanto, é uma questão de tempo. Mais ano, menos ano, este ou outro governo há-de conseguir avançar com esta "mudança estrutural". Este só não avançou agora porque em 2009 há eleições legislativas e dava-lhe jeito repetir a maioria absoluta...

1 comentário:

Cris disse...

Concordo com o despedimento por inadaptação quando esse despedimento corresponde a mandar embora funcionários incompetentes ou preguiçosos. Tenhp pena que essa proposta não siga avante, porque era uma boa maneira de fazer uma "limpeza" e deixar trabalhar aqueles que realmente o querem fazer e fazem o seu trabalho bem feito.
É certo que, mal aplicada, a lei poderia servir para despedir quem simplesmente não lambesse as botas ao chefe... mas nessa lei, como em todas, teria de haver uma adequada fiscalização (e é aqui que em muitas leis Portugal falha).
Ouvi uma vez dizer que os sindicatos não defendem os bons... protegem os medíocres. Ao contestar esta proposta foi isso que demonstraram.