terça-feira, 29 de julho de 2008

Coisas inexplicáveis

Não era minha intenção escrever sobre as estranhas alterações dos preços do combustível e do petróleo, mas não resisti...

Consta que hoje o barril de petróleo "brent" "valia 121,84 dólares, menos 25 dólares do que o máximo histórico de 147,27 dólares registado a 11 de Julho" (PÚBLICO).

É certo que, com apenas duas cadeiras de Economia na faculdade, não devo ser muito entendido na matéria, mas... enquanto o preço do barril subia diariamente, o combustível acompanhava quase ao minuto essa subida. Ignorando que o combustível que é vendido neste momento é o que foi comprado há vários meses, a preços de há vários meses... Adiante.
No entanto, quando o barril de "brent" já desceu 25 dólares - repito, 25 dólares! - o combustível só tem margem para descer 4 cêntimos - sim, 4 cêntimos!
Expliquem-me como se eu fosse uma criança de 4 anos: quem é que está a meter ao bolso esta brutal margem de lucro?!

Resta-nos a alegria de ter um Ministro da Economia que transpira lucidez por todos os poros...

Viva a liberalização à custa do cidadão!
Só tenho um sonho: quando for grande, quero ser Estado.

1 comentário:

Michelle Marmelo Pedro disse...

Com esta história das cadeiras de economia acabei de me lembrar que encontrei há dias no meios das arrumações do sótão um dossier teu... Quando acabar de arrumar o sótão, pode ser que encontre mais algum!

Beijos!