sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A surpresa de McCain

McCain escolheu uma mulher para ser a sua candidata a vice-presidente: Sarah Palin, 44 anos, governadora do Alasca há dois anos. Uma completa surpresa.
Não é novidade pelo facto de ser mulher (já em 1984 o democrata Walter Mondale tinha escolhido Geraldine Ferraro para o mesmo cargo), mas é um belo trunfo da candidatura republicana. Apresenta novidade (se bem que a senhora parece pertencer à ala conservadora do partido), sobretudo num momento em que as sondagens indicam um empate técnico com Obama, e pisca o olho ao eleitorado que gostava de ver Hillary Clinton na Casa Branca.

O facto de ter surpreendido com esta escolha, e de a ter anunciado no dia seguinte ao encerramento da convenção adversária, "corta" o efeito do discurso de Barack Obama, ontem em Denver.

-- / / --

Ontem, no discurso que encerrou a Convenção Democrata, Obama clarificou alguns pontos da sua candidatura:
- Aliviar a carga fiscal para 95% dos americanos.
- Acabar, na próxima década, com a dependência energética dos EUA face ao Médio Oriente.

- Multiplicar os investimentos na educação, de modo a que nenhum jovem que o queira fique impedido de frequentar a universidade.

- Garantir cuidados de saúde para todos.

- Estabelecer o princípio da igualdade salarial entre homens e mulheres.
- Retirar os militares americanos do Iraque.



A campanha para as eleições de Novembro está cada vez mais renhida e interessante. Vamos ver o que acontece com a Convenção Republicana, já na próxima semana.
A entronização de Obama, que um pouco por todo o mundo todos têm feito, sobretudo comunicação social e maravilhados com a retórica do candidato democrata, não é tão certa como parece. É aquilo que Bill Clinton disse no seu discurso: "sim ele pode. Mas primeiro tem de ser eleito".

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma senhora que não se opõe ao ensino do creacionismo nas escolas... mas opõe-se à qualquer restrição contra o uso de armas nos EUA.

Ou seja: deixem que as escolas ensinem cretinices e que os criminosos possam comprar AK-47...

http://www.boston.com/news/local/articles_of_faith/2008/08/sarah_palin_on.html

Para não falar no seu curriculum político recheado de falcatruas…

http://online.wsj.com/article/SB122002615833483595.html?mod=googlenews_wsj