sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A polémica da ignorância

A polémica tomou conta da política devido à comunicação de Cavaco Silva ontem à noite, na qual falou da diminuição dos seus poderes no quadro da alteração ao Estatuto Político-Administrativo dos Açores.
Para muitos parece que este não é assunto relevante para os cidadãos, e acham exagerada a importância que o PR lhe dá.
Nada de mais errado. Certamente que o país tem outros problemas relevantes, e que afectarão mais directamente a vida dos cidadãos, mas a alteração do equilíbrio de poderes entre as instituições é muito importante para o funcionamento da nossa democracia e dos diversos órgãos de soberania.
Pelo que ouvi da declaração presidencial, estão a afazer na secretaria o que ainda não fizeram no âmbito constitucional, impondo mais requisitos ao PR para dissolver a Assembleia Legislativa Regional dos Açores que há para dissolver a Assembleia da República.
Estas alterações podem não ter importância quando os protagonistas são os actuais, mas podem ser alterações problemáticas caso os protagonistas sejam outros.
É que o fim da História ainda não aconteceu. Convém ver a realidade sempre em perspectiva histórica. Permite evitar alguns disparates.

Sem comentários: