quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Entre o poder e o carnaval

(actualizado)

Na Cimeira Ibero-Americana, José Sócrates achou por bem deixar de ser primeiro-ministro de Portugal e passar a ser um agente comercial que vende computadores. Mais propriamente, o Magalhães. E mais: Sócrates achou por bem oferecer um Magalhães a cada um dos líderes presentes na cimeira. Um computador infantil para líderes mundiais...

Os minutos em que vi Sócrates, num noticiário, a apresentar a maravilha propagando-tecnológica incomodaram-me. Mais - envergonharam-me!

Só hoje, sábado, é que ouço um partido da oposição referir-se a esta lamentável cena: o Bloco de Esquerda, pela voz de Francisco Louçã. E denunciar, com ironia, que é uma sorte para os portugueses a JP Sá Couto não vender aspiradores ou enciclopédias.

Curioso é lembrar que, ainda ontem, quarta-feira, nas rádios, esta cimeira era apresentada mais ou menos assim: Sócrates vai vender Magalhães; Zapatero vai para fazer com que os outros países escolham Espanha para fazer parte do G 20. É esta a diferença entre propaganda e política. Entre carnaval e poder.

1 comentário:

Cris disse...

Um dos melhores posts que alguma vez aqui li!
À altura da pessoa inteligente e com o extraordinário sentido de crítica que (por vezes só tu) tens!
Bjocas doces**