segunda-feira, 3 de novembro de 2008

BPN - a nacionalização

Desde que ontem o governo anunciou a inesperada nacionalização do Banco Português de Negócios (BPN), algumas questões têm sido postas sobre a mesa.
Sendo eu um leigo na matéria, apenas aponto as seguintes:

1-
esta nacionalização será um mal menor, quer para o sistema financeiro como um todo, quer para a economia e, em particular, os clientes do BPN. Quando ouço algumas personalidades dizerem, à boca cheia, que deviam deixar este banco morrer, pergunto-me se seriam assim tão convictos caso o banco a encerrar fosse aquele em que têm as suas contas...

2-
o regulador do sistema, que por acaso se chama Banco de Portugal, regula o quê? Fiscaliza o quê? Serve para quê?
Já na novela do Millennium BCP foi enganado com distinção... Agora ignora o que se passou no BPN nos últimos anos (e que parece que a Deloitte, contratada pela administração do banco, manifestou muitas reservas em relação a muita coisa... e viu os seus serviços dispensados)...

--- / / ---

Enquadrada pela crise financeira, uma anedota deliciosa:

[Carta ao Gestor do meu Banco]

Caro Sr.

Dados os acontecimentos em curso no mercado financeiro, se um dos meus cheques não for aceite devido a "fundos insuficientes", isso refere-se a si ou a mim?

Com os meus cumprimentos

Sem comentários: