quarta-feira, 24 de junho de 2009

Uma questão de datas

O Presidente da República recebeu hoje os partidos com representação parlamentar com vista à marcação das eleições legislativas.
À excepção do PSD, todos defendem datas divergentes para as autárquicas e para as legislativas.
Cavaco já deu a entender que prefere a simultaneidade de ambas as eleições. O que me parece óbvio: por uma questão de bom senso, de redução de custos, por poder contribuir para a redução da abstenção, e porque não entendo os que falam em confusão dos eleitores.

O Bloco de Esquerda, paladino da pureza, "acha que a simultaneidade provocaria "diminuição da clareza democrática". Ou seja, considera que os eleitores são estúpidos.

Manuela Ferreira Leite, por sua vez, afirmou: "Ninguém está a pôr em causa a democracia quando se defende que as eleições sejam no mesmo dia, bem pelo contrário, eu considero que a democracia ficará reforçada se a abstenção diminuir e duvido que eleições tão seguidas seja bom para combater a abstenção". O óbvio que muitos não percebem.

Espero que o PR marque as legislativas na mesma data das autárquicas.
Irritam-me argumentos que consideram os cidadãos-eleitores como se fossem estúpidos, limitados, deficientes mentais, e não pessoas no pleno uso das suas capacidades mentais. As pessoas não desligam o discernimento quando têm várias tarefas a fazer em simultâneo. Mas há quem ache que eles são diminuídos mentais...

Sem comentários: