domingo, 28 de março de 2010

Por que só a Igreja admite os seus pecados?

Nas últimas semanas a Igreja tem estado debaixo de fogo devido ao envolvimento de padres em situações de pedofilia. Situação esta potenciada por notícias veiculadas pelo New York Times, nos EUA.
A Igreja, através do Papa, já condenou os casos e pediu perdão. No entanto... "por que só a Igreja admite os seus pecados?" (Público)
"O jornalista italiano Luigi Accattoli, um dos mais reputados vaticanistas e ele próprio crítico de várias posições da Santa Sé, veio em defesa da instituição católica, a propósito dos crimes de pedofilia de membros do clero.
Accattoli recorda que na Alemanha, desde 1995, há 210 mil casos denunciados de abusos de menores. Destes, dizem os últimos números que há 300 casos cometidos por padres católicos."

Ou seja, a Igreja é atacada e obrigada a pedir perdão pelo que alguns dos seus membros fizeram, mas não é exigido o mesmo comportamento a outras entidades. Quantos Estados pediram perdão por professores pedófilos? Quantas escolas pediram perdão por professores pedófilos?
Por exemplo, aqui em Portugal, alguém ouviu o Estado ou a Casa Pia pedir perdão pelo que lá se passou?

A Igreja tem feito um caminho de "limpeza da casa", coisa que os outros não têm feito. Nas outras instituições, os únicos responsáveis são os "indivíduos".

Nesta lógica persecutória, veio agora a Presidente da Suíça defender a criação de listas negras dos padre pedófilos. (DN)
Gostava de ver o mesmo voluntarismo para professores (parece que lá já existem), colégios, classes profissionais, e afins.
Se o culpado, e quem tem de pedir desculpa, é a instituição à qual o indivíduo pertence, então exijam a todo a gente que peça perdão.

Isto lembra-me a paranóia politicamente correcta do início do milénio, com o João Paulo II a pedir perdão pela inquisição e mais não sei o quê. Gostava de saber quais os Estados que pediram perdão por guerras antigas, por políticas anteriores, simplesmente pelo passado.

Eu, cidadão europeu, não me sinto minimamente culpado pelo que os europeus de há 500 anos fizeram. Se agiram de determinada forma, é porque era permitido, era legal, era o costume, wathever. Tal como ninguém, daqui a 500 anos, terá de pedir perdão por nós usarmos telemóveis, por haver canais pornográficos, por os automóveis funcionarem a combustível... É uma pura patetice!

Sem comentários: