domingo, 22 de maio de 2011

A tradição, o simbolismo e o PS


"Pelo visto, o PS terá prometido que não utilizaria outdoors na campanha eleitoral para as legislativas de 2011. Entretanto, o PS começou a colocar outdoors. Perante esta aparente contradição, Vieira da Silva, director de campanha, veio esclarecer que "o PS não vai fazer uma campanha tradicional com base em outdoors" e que a sua colocação em alguns locais é meramente simbólica. Ora, esta explicação introduz uma importante distinção entre tradição e simbolismo nas campanhas do PS. Na verdade, se estamos bem recordados, a tradição é fazer promessas que nunca foram cumpridas:


Já o simbolismo resulta de os outdoors actuais, tal como o PS, não terem, para além de duas ou três afirmações vazias, nada para dizer aos portugueses:


Isto sem esquecer que esta coisa de se dizer que não há outdoors e depois eles aparecerem remete, em si própria, para uma tradição de promessas não cumpridas e para um outro simbolismo: o de apresentar uma explicação semântica ou metodológica para tudo o que acontece em contradição com o prometido."

Sem comentários: