quarta-feira, 26 de março de 2008

Porreiro, pá!

Ontem Sócrates garantiu que “a crise orçamental está ultrapassada” e que “o Estado não tem nenhuma razão para pensar que a situação se vai repetir”.

Tirando a parte de ele se considerar “o Estado”... adiante!

Ficamos a saber que o défice público em 2007 ficou-se pelos 2,6% e não pelos previstos 2,9%, se não estou em erro. Um sucesso, claro! Descontando a mentira do alegado défice de 6,1% em 2005... E já para 2008 o défice previsto passou a ser de 2,2%. Bom!

Hoje também Sócrates anuncia mais uma boa notícia (até ver...): a taxa máxima de IVA desce de 21% para 20% (para os mais distraídos, a redução é de 1 ponto percentual, não de 1%… esta seria se descesse 0,21 pontos percentuais. Ou seja, o IVA passaria a ser de 20,79%... complicadinho... Alguém explique isto ao engenheiro de todos nós, sff.)

Será um começo. Quanto mais não seja, da campanha eleitoral.

(Os contorcionismos dos partidos da oposição - todos - para criticar o governo por esta pequena descida é deveras fantástica...!)

Mas gostava de saber se esta redução vai ser real, ou se vai servir para os mesmos truques que os ginásios fizeram no início do ano: a margem de redução não é sentida pelos consumidores, mas transforma-se em lucros dos comerciantes…

Entretanto, é bom saber que Herman José regressa à rádio com “O Tal País”. É já na próxima segunda-feira, na Antena 1. Para já, o nome do programa promete.

Sem comentários: