sábado, 17 de abril de 2010

Viajar: um modo de vida

Um simples olhar sobre os constrangimentos na mobilidade de pessoas, bens e serviços, provocados pela nuvem de cinza do vulcão islandês, dá-nos um retrato muito vivo sobre a nossa sociedade e modo de vida.

Isto remete para um livrinho que tenho há cerca de um ano à espera de leitura: Teoria da Viagem - uma poética da geografia, de Michel Onfray:
"Viajar tornou-se, não apenas uma espécie de apelo da humanidade civilizada e com um mínimo de meios económicos, mas também uma vitória sobre a eternidade; porque a viagem nos salva do que perdura e que não é tão eterno como julgávamos. Pertencendo a um mundo em que cada minuto tem um preço e uma medida exacta, o viajante recupera a poesia, a inutilidade, os monumentos em ruínas, os papéis que hão-de ser arquivados fora da memória, as varandas dos hotéis, os instantes fugidios de prazer e de clandestinidade."

1 comentário:

Sofia disse...

Aprende-se nos livros, nos filmes e noutros povos... aprende-se com tudo o que todas as experiências diferentes e que nos expandem os horizontes. Aprende-se com a relativização.