Mostrar mensagens com a etiqueta Paul Krugman. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Paul Krugman. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 30 de março de 2011

Krugman: a crise portuguesa e a política de austeridade

"O governo de Portugal caiu a pretexto de uma disputa relacionada com o programa de austeridade. Os juros da dívida pública irlandesa acabam de ultrapassar os 10% pela primeira vez. Já o governo do Reino Unido reviu em baixa as perspectivas económicas e em alta as previsões do défice.

Que têm em comum todos estes acontecimentos? Todos são provas de que a redução da despesa em períodos de desemprego elevado é um erro." (Ionline)

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Com ajudas destas...

"A taxa de juro de 6,7 por cento a que o Governo colocou ontem Obrigações do Tesouro a dez anos no mercado é “pouco menos de ruinosa”, de acordo com o economista liberal Paul Krugman." (Público)

Convém não esquecer o que quase todos esquecem: está em curso, há meses, uma guerra de divisas e um ataque ao €uro. 
Já caíram dois Estados - Grécia e Irlanda - e há vários a seguir neste efeito dominó. Não é só Portugal: há Espanha, Itália, Bélgica... Se a UE não se mantiver unida, e se o bloco germano-francês não tomar juízo, o projecto europeu vai por água abaixo. 
As guerras de soberanias têm destas coisas. Não é bonito, mas é assim a realidade.