quarta-feira, 31 de maio de 2006

Dia da Criança

Já que amanhã é dia da criança (não sei se nacional, mundial ou internacional...), nada melhor do que uma tira desta puto-maravilha, sempre genial!

Homens mais efeminados

Hoje vinha num jornal qualquer que os homens estão a ficar mais efeminados… Isto de acordo com um estudo feito não sei onde.

As minhas considerações:
- Se virmos a evolução do Homem (humanidade), desde que deixamos de ser macacos que perdemos pêlos (excepção feita ao Tony Ramos e ao Figo, claro!);
- Com o passar do tempo (muito tempo mesmo!) surgiu um conceito revolucionário na concepção do homem (masculino): o metrossexual. Este é um homem que se afirma nos anos 90 do século XX bla bla bla…., e que, num enquadramento urbano, dá grande importância à higiene, à moda, bla bla bla…. Portanto, os elementos masculinos da sociedade deixam de se preocupar com a caça, a pesca, a actividade recolectora e a agricultura;
- Passou a ser fashion haver homens depilados, desde modelos a futebolistas, a cantores, actores, …. Homens comuns. Desde o que está mais à vista até o que está mais escondido…
- A Câmara de Lisboa, através da acção de João Soares, também contribuiu para o fenómeno da efeminização do homem através do financiamento das gay parades… Este carnaval - pago com o dinheiro de todos os contribuintes! - é uma chulice! Ja algumas vez se fizeram festas - pagas pela autarquia, claro! - para os hetero? para os que têm cães? para as loiras?....

terça-feira, 30 de maio de 2006

Onde estava Deus durante Auschwitz?


"O Papa Bento XVI caminha em Birkenau entre 22 placas evocativas de pessoas de várias nacionalidades assassinadas neste campo de concentração. O Papa, nascido na Alemanha, perguntou hoje onde estava Deus quando 1,5 milhões de pessoas, na maioria judeus, morreram no antigo campo nazi de Auschwitz."
(PÚBLICO de 28 Maio 2006). Foto: Ettore Ferrari/EPA
Bento XVI, com estes gestos simbólicos, continua o percurso do seu antecessor João Paulo II. Se, por vezes, este papado parece ter um espírito demasiado memorialista, saudasista da vida e acção de João Paulo II, noutras ocasiões tem gestos cuja carga simbólica é notável. Neste caso, parece continuar a "purificação da memória" que João Paulo II fez em 2000 (e a qual me pareceu um perfeito disparate), mas aqui no bom sentido. Na medida em que reconhece e critica o silêncio da Igreja durante a II Guerra Mundial face ao Holocausto.
Quanto à "purificação da memória" de 2000, porque pedir perdão de coisas que, quando ocorreram, eram os valores vigentes?! Teremos de pedir perdão daqui a 250 anos de utilizar a televisão, os telemóveis ou a internet?! É um perfeito disparate!

"Reformas" educativas....

Eduardo Prado Coelho, de quem não sou grande fã, coloca, no PÚBLICO de 29 de Maio, uma questão extremamente pertinente sobre a hipótese de os professores serem avaliados pelos pais dos alunos:
"Pergunto-me: mas os pais avaliam o quê? Se os professores são bonitos ou feios? Se as professoras usam ou não as saias curtas? Se vão à escola regularmente?"

domingo, 28 de maio de 2006

JACARANDÁS - II

Há alguns dias escrevi sobre os jacarandás, essas árvores que trazem um colorido diferente a Lisboa por esta altura do ano. E que pintam as ruas, os passeios, as calçadas... E é bonito este contraste com os prédios, com o azul do céu.
Nessa altura não tinha imagens; agora já tenho!

E isto é espectacular!!

sábado, 27 de maio de 2006

ROCK IN RIO - eu fui!

Ontem fui ao Rock In Rio, com uns amigos.

Foi a noite dos Dzrt, da Ivete Sangalo, de Jamiroquai e da Shakira. Já fomos tarde, pelo que só vimos uma parte do concerto de Jamiroquai. E a Shakira, claro! Afinal eu fui ao Rock In Rio para ver a colombiana das ancas….
A noite estava espectacular. Quente. Sem vento. Uma raridade nos últimos tempos. Excelente para sair.


Não conheço muita coisa de Jamiroquai, mas gostei do estilo.

Das cores. Da batida.


Depois, mais uma voltinha, mais um gelado, mais uma água. E eis chegada a hora da cabeça de cartaz e grande atracção da noite: Shakira.


Ela fala com o público. Em português. Transborda de beleza, alegria, boa disposição, energia, sensualidade. Canta e encanta. Às tantas, mistura-se com a multidão. Sem dramas. Com a naturalidade e simplicidade que se lhe conhece. Como quando ajuda crianças colombianas através da sua associação “Piés Descalzos”. Sem dramas de estrela mundial. (A propósito disto, não posso deixar de contar uma anedota que ouvi ontem na rádio: que ela terá pedido água de uma fonte qualquer das Ilhas Fiji…. Há com cada história sem pés nem cabeça!).


E foi ver todos a cantar e cantarolar a Shakira, a dançar com ela. As meninas (lembram-se? foi o dia dos Dzrt…) a imitarem a dança do ventre, quais Shakiras em versão Lolitas… Homens e mulheres agarrados por aquelas músicas calientes.


Cada artista tinha cerca de uma hora de espectáculo. Soube a pouco. Mas valeu a pena!!

Depois ainda fomos à Tenda Electrónica. Muito bonita por fora. Muito cheia por dentro. E pó q.b. à volta.

quinta-feira, 25 de maio de 2006

Cantinho do poeta - 8

Hoje, ao passear pelo blogosfera, em Os (In)separáveis encontrei o Fernando Pessoa e este poema:

LIBERDADE

Ai que prazer

Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não o fazer!
Ler é maçada,
Estudar é nada.
O sol doira
Sem literatura.

O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como tem tempo não tem pressa...

Livros são papéis pintados com tinta.

Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D. Sebastião,
Quer venha ou não!

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

O mais do que isto
É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...

Futebolândia. Ou um país chamado Portugal

Há coisas que eu não percebo!
Por que é que, agora que o Mundial de futebol se aproxima, todas as marcas e produtos fazem publicidade com o dito Mundial? Desde as batatas fritas à Toshiba. Desde os sumos não-sei-quê até aos canais de televisão. Dos bancos aos supermercados.
Está tudo maluco?!
Não há mais nada neste País para além de futebol?!
E os cidadãos consumidores são assim tão cegos que embarquem nesta onda de publicidade desenfreada?!

A viver nesta Futebolândia permanente, Portugal não vai longe.
E agora, com a segunda derrota consecutiva da equipa Sub-21, o sentimento de crise/depressão nacional recrudesce. Porque a economia, e a crise, são também um fenómeno psicológico.
Citar Jorge de Sena, na sua correspondência com a poetisa Sophia de Mello Breyner, vem mesmo a propósito (ABRUPTO), apesar do profundo sentimento de desilusão que evoca:
"Cada vez mais penso que Portugal não precisa de ser salvo, porque estará sempre perdido como merece. Nós todos é que precisamos que nos salvem dele."

quarta-feira, 24 de maio de 2006

ESTUDANTES VENDEM ÓVULOS EM ESPANHA

Era este, esta manhã, o título de capa do Correio da Manhã.
E, mais adiante, pormenorizava:

"Há cada vez mais mulheres portuguesas a vender os seus óvulos em Espanha. São jovens, a maioria em idade universitária, que vivem e estudam nos grandes centros urbanos do país vizinho, muitas ao abrigo do programa Erasmus (que facilita a mobilidade dos estudantes) e que, em troca de quase 1000 euros, doam os óvulos – algo proibido em Portugal."
Esta notícia é reveladora de muita coisa. Uma das quais é a falta de dinheiro. Portanto, e também, da falta de saídas em Portugal, quer a nível profissional, quer a nível destas questões ligadas à reprodutividade humana - que anda a ser debatida por estes dias no Parlamento. E é um drama que afecta muitas famílias.
Há também explicações mais criativas, como a da JINGAS. Nesta linha, só posso dizer que há uma boa meia dúzia de anedotas sobre o assunto... desde a do iogurte até à do elevador.
Mas este é um assunto muito sério para certo tipo de comentários.

Sport TV: ideia peregrina

Parece que agora a Sport TV quer proibir os cafés (e outros espaços públicos) de transmitir os jogos do Mundial de futebol.
Objectivo (não confessado): obrigar as pessoas a instalar Sport TV em casa….
Isto é tão anormal que quase apetece fazer uma manifestação à porta do GÉNIO que teve esta ideia!
Então agora a Sport TV quer proibir uma entidade privada de exibir o que muito bem lhe apetecer? E quem é a Sport TV? E se eu não quiser ter Sport TV (que agora até tem dois canais…)?
Será que também vai proibir as pessoas de convidar os amigos a verem futebol em casa uns dos outros? COM QUE DIREITO??
E se o café quiser exibir um filme porno… a Passerelle vai proibir?
E com base em que lei? E é constitucional?
Se as ideias peregrinas (e estúpidas!) pagassem impostos, vivíamos num País rico….

PS: NÃO VEJO JOGOS DE FUTEBOL. Não tenho Sport TV, não quero ter Sport TV… mas talvez veja alguns dos jogos do Mundial.
Os do Euro 2004 fui ver ao Parque da Nações. E foi ESPECTACULAR!! Será que foi crime?

terça-feira, 23 de maio de 2006

Floribella

"Não tenho nada
Mas tenho, tenho tudo.
Sou pobre em ouro
Mas rica, rica em sonhos…"


Apeteceu-me ter um momento de "estupidez" e pôr o refrão da letra da Floribella.

segunda-feira, 22 de maio de 2006

Espesso

Se, ao comprar o Expresso, deixar no quiosque toda a publicidade e lixo que vem juntamente com o jornal, fica mais barato?
Por que sou obrigado a trazer para casa mais papel do que aquilo que o semanário traz enquanto jornal?

domingo, 21 de maio de 2006

Vacas em Lisboa - III

Eu tinha prometido que voltava à vaca fria. Cá estão mais algumas...
No Marquês de Pombal temos a Vaca dos desejos. Na qual podemos colocar uma folha com os nossos desejos mais secretos. Ou nem tanto...

E temos uma vaca regional, neste caso minhota.

Ao lado desta temos a Vaca Enamorada. Não sei de quem. Mas tem umas quadras ao melhor estilo do manjerico por altura do Santo António...

Temos uma vaca trasnformista, a Vaca Sapo. Que parece que está ligada à net... nos olhos está escrito: "SORRIA você está na net", e parece ter uma câmara integrada.

Há vacas menos tecnológicas, mas mais utilitárias, como é o caso desta vaca cowzinha. Pormenor: nos olhos, as pupilas têm a forma de chávena...

Mantendo o espírito caseiro, temos a Vaca Marquesa.

E, junto desta, há uma ciclista, cujo nome não me lembro. E que neste momento é a vaca mais votada na net como a mais bonita...

JACARANDÁ

Finalmente vi um JACARANDÁ florido em Lisboa!
O António Barreto, que escreve no Público aos domingos, já há algumas semanas tinha-se regozijado porque vira um jacarandá florido para os lados do Rato. Eu ainda não tinha visto nenhum este ano.
Até hoje, no Marquês de Pombal. Infelizmente de momento não tenho nenhuma foto de uma dessas magníficas árvores para juntar aqui...

sábado, 20 de maio de 2006

Vacas em Lisboa - II

Lisboa mantém-se cheia de vacas. Que não sendo checas também são agradáveis de se ver. Como momentos de arte e de criatividade.
As que se seguem estão espalhadas pela Baixa.

Uma disfarçada de Camões...

Outra de Camões (ou Cow-mões) disfarçada...

Há uma da Milka. Ou que já foi... porque uns vândalos já roubaram/partiram umas tabletes de chocolate que estavam no cesto que a vaca tem na cabeça.

E até o Gato Preto tem direito a uma vaca.


Nos próximos dias hei-de voltar às vacas....

A mais bela bandeira do mundo

Hoje, no Estádio Nacional, está a decorrer uma bela iniciativa, de seu nome “a mais bela bandeira bandeira do mundo”.
A ideia é mobilizar entre 10 e 15 mil mulheres para fazerem uma bandeira humana no relvado do Estádio Nacional.
Se calhar é uma ideia um tanto saloia. Mas vamos acreditar que os promotores (BES, SIC…) vão conseguir o seu objectivo: concentrar o maior número de belas mulheres por metro quadrado num único recinto.
O cartaz de divulgação apresenta uma das novas coqueluches nacionais: a bela Floribella.


Na Alemanha também estão a preparar uma iniciativa para acolher quer os jogadores das várias selecções, quer os muitos adeptos que hão-de assistir aos muitos jogos do Mundial. Junto aos estádios estão a surgir casinhas com meninas dos países de Leste e afins. Para festejar com as vitórias e consolar nas derrotas…. e talvez vender mais alguns preservativos.

Abruptamente

Esta é uma pergunta abruptamente necessária, mas esquecida....
"O QUE É QUE ACONTECEU AO INQUÉRITO "URGENTE" PARA SABER COMO É QUE LISTAS DE TELEFONES E TELEFONEMAS DE ALTAS INDIVIDUALIDADES DO ESTADO FORAM PARAR AO "ENVELOPE 9" DO PROCESSO CASA PIA?"

sexta-feira, 19 de maio de 2006

SUPER JUMBO


O Aeroporto de Heathrow, em Londres, recebeu esta tarde, pela primeira vez, o maior avião comercial do mundo, um Airbus A380, com capacidade para transportar de 555 a 840 passageiros, entre os seus dois andares. Este “super-jumbo” tem 80 metros de largura, 73 de comprimento e 24 de altura, e é equipado com quatro motores Trent 900 da Rolls-Royce. Foto: Geoff Caddick/EPA (no PÚBLICO de 18 de Maio).
Embora eu tenha um certo medo de andar de avião, ver este "monstro" voar e aterrar é absolutamente espectacular!
E também gosto de ver documentários sobre aviões, pois é quase mágico ver toda a tecnologia envolvida, e os testes a que estes brinquedos são sujeitos. Lembro-me sempre de uma vez em que ía para a Madeira, ou vinha de lá para Lisboa, e o avião aumentou de altitude, contornou uma nuvem escura que estava na nossa rota, e retomou a rota inicial. Fantástico!! (eu sei que isto é básico....)

quinta-feira, 18 de maio de 2006

Procura-se...

"O homem que vive na indiferença é aquele que ainda não viu a mulher que deve amar." - Jean de la Bruyère, escritor e moralista francês (1645 - 1696)

Que País este?!

Esta vaca desapareceu!

A Cow Parade começou em Lisboa há menos de uma semana e esta vaca, que estava no Campo Pequeno frente à Praça de Touros, foi roubada.

Que País é este?! Roubar uma peça, peça de arte pública, exposta na via pública?!

Para além desta vítima do vandalismo português, já houve outras que também foram vandalizadas: uma na Baixa, a qual tinha duas galinhas. Que agora não têm pescoço... E já houve uma outra também maltratada.

Esta situação é bastante reveladora do País em que vivemos. Cidadãos tacanhos, estúpidos, saloios, incultos, vândalos. Sem qualquer tipo respeito, quer pelos outros, quer por si mesmos. E depois espantamo-nos com os condutores nas estradas, com a fuga ao fisco, com o chico-espertismo. Com a falta de produtividade. Com o País pobre. Não só nos bolsos, mas também (e sobretudo) de espírito.

Esta situação é tão anormal que apenas pode ter explicações também esdrúxulas:

- com a reabertura da Praça de Touros ali ao lado, a vaca fugiu com medo de ser toureada;

- alguém, que manifestamente não sabe ler, levou a vaca (de 350 kg...) para fazer uma cópia. E esqueceu o "cowpyright";

- com a crise nacional, alguma família sem recursos e com fome levou-a para se alimentar durante alguns dias. Pena que esta vaca não dê leite, nem sirva para fazer bifes...

terça-feira, 16 de maio de 2006

Uau!!

Na Natureza há verdadeiras maravilhas. Estas borboletas de asas transparentes são uns belos exemplares disso mesmo.


E nós preocupados com a crise.... bah!

O odioso e inacreditável noivo

A TVI começou a presentear-nos há alguns dias com um verdadeiro achado, de seu nome "O meu odioso e inacreditável noivo"...
(não resisto a uma private joke: "inacreditável" e NÃO "intragável"...)
Uma menina, Joana de seu nome, tem de convecer os pais de que vai casar com um sujeito, que é um labrego, de seu nome Bruno. E também actor. O prémio: 100.000€.
Ela não é desinteressante de todo. Mas deve ter algumas lacunas mentais para alinhar neste tipo de programas...
Mas lá estou eu a fazer juízos de valor... ops!
Será que não há nada melhor para inventar?!
Mas eu é que sou esquisito....

Hasta la victória, siempre!

Há notícias assim, que nos fazem sorrir.
Esta vem no PÚBLICO de hoje:
"Revista "Forbes" atribuiu-lhe fortuna de 900 milhões de dólares
Fidel promete demitir-se se alguém provar que tem contas no estrangeiro

Fidel Castro, a quem a revista "Forbes" atribui uma fortuna de 900 milhões de dólares, prometeu abandonar a presidência cubana se alguém provar que é titular de contas secretas no estrangeiro.
“Se alguém provar que eu tenho uma conta bancária no estrangeiro, seja de 900 milhões, um milhão, 500 milhões, 100 milhões ou mesmo um dólar, renuncio ao meu cargo", declarou o líder cubano, visivelmente agitado, ontem, no final de uma emissão televisiva que se prolongou por quatro horas e meia.Castro, de 79 anos, classificou a investigação da revista norte-americana de "calúnia infame" e de "porcaria", garantindo que durante toda a vida provou o seu desprendimento em relação aos bens materiais. "Para que quereria eu o dinheiro, especialmente agora que vou fazer 80 anos?", questionou o líder cubano, que garante não ter herdeiros.Num artigo publicado na sua edição de 5 de Maio, com o título "As fortunas de reis, rainhas e ditadores", a "Forbes" coloca Fidel Castro no sétimo lugar das maiores fortunas entre chefes de Estado. Segundo a revista, a fortuna do líder cubano está estimada em 900 milhões de dólares (700 milhões de euros), quase o dobro da da rainha de Inglaterra (390 milhões) e perto do montante herdado pelo príncipe Alberto do Mónaco (780 milhões de euros). O artigo faz ainda referência aos rumores sobre "as enormes somas escondidas em contas bancárias na Suíça". No início do programa, Castro disse "não prestar muita atenção" a este tipo de afirmações: "Tenho ouvido este tipo de mentiras durante meio século". Mas no final da emissão perdeu a calma e, encolerizado, desafiou o "Presidente [norte-americano, George W.] Bush, a CIA, os 33 órgãos dos serviços secretos americanos, os milhares de bancos de mundo" a provar a veracidade das acusações que lhe são feitas."Ofereço-lhes, dou-lhes a prenda que todos eles querem. Quiseram eliminar-me e não conseguiram; quiseram obrigar-me a abandonar a revolução e eu agora desafio-os a provar o que disseram. Se provarem, não precisam de preparar mais planos, nem transições ou outras asneiras do género", concluiu."
Citando o próprio Fidel Castro, "la história me absolverá."
Assim seja! (com um sorriso maldoso...)

segunda-feira, 15 de maio de 2006

10%

O Expresso desta semana titula: "Reformas vão baixar 10%"
Eu pergunto: quando é que o Estado vai "baixar" 10%?

domingo, 14 de maio de 2006

PORTO - a taça de Portugal

Há coisas que ficam bem aos pares...



PORTO, PORTO, PORTO PORTO!!!!

Vacas invadem Lisboa

Muuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!

Este domingo, as vacas vieram sobre Lisboa. Ninguém consegue explicar se estas vacas são prejudiciais à saúde, se estão loucas, e porque estão todas disfarçadas....
Chegou a Cow Parade!!!! Um pouco por toda a cidade: Campo Pequeno, Praça de Londres, Entrecampos, Oriente, Parque das Nações, Colombo, Av. de Roma, Baixa, aeroporto.... ou numa rua perto de si.
E estas são algumas das invasoras:
Há as pintoras.... e há a dos direitos de autor...

Há as infantis, que comem queijo....

Há umas voadoras... a caminho de se transformarem em anjos?

Há uma que é toda ecologista "peace & love"...

PS: o alto patrocínio do BES a algumas destas fotos é-me completamente alheio....

sábado, 13 de maio de 2006

Um blog - o meu!

Hummm… já visitaram o meu blog (e não blogue; porque não gosto!) 747 vezes. Uau! Agora só falta publicá-lo em livro… e ganhar uns trocos com isto!
Fazer o blog dá-me gozo. Em parte faz-me lembrar os tempos do secundário, em que escrevia no jornal da escola (se não me engano, o jornal chamava-se “O Ribeirinho”). Sobre tudo o que me passasse pela cabeça… Lembro-me de uma vez ter de alterar uma frase por sugestão de um professor, porque criticava Alberto João Jardim….
Por outro lado, já várias pessoas elogiaram o meu blog. Excepção feita – claro! – à C., que passa a vida a acusar-me de só pôr fotos da Soraia Chaves e mamas. Como facilmente se pode confirmar, é tudo manifestamente falso! Só pus 2 ou 3 imagens da Soraia Chaves (num total de 164 posts e quase 4 meses de blog). E pus 4 vezes mamas: uma das quais a propósito de uma campanha de luta contra o cancro da mama; outra, sobre o 25 de Abril… Vê-se que não és uma das visitantes do E Deus Criou a Mulher...
Há amigos que ficaram positivamente surpreendidos por eu ter iniciado um blog. E, dizem, que estou mais “solto”, mais “espontâneo”…. Talvez. Mas esse é um processo que já leva anos… Agora estou é mais descarado. Quanto mais não seja pelo gozo que dá dizer coisas só para chocar as pessoas e depois ver as reacções. E, em muitos casos, ter-me passado a ser “igual ao litro” aquilo que as pessoas dizem. Afinal, vivemos num país livre, e cada um é livre de dizer e pensar todas as barbaridades que lhe passarem pela cabeça…
Se, de início, sentia quase uma obrigação de escrever qualquer coisa no blog diariamente, agora os assuntos surgem naturalmente. Ora é uma notícia que li, ora é uma ideia que salta do nada, ora é um poema de que me lembro… E assuntos não faltam! Até porque, muitas vezes, os noticiários televisivos são autênticos anedotários!
E há coisas que se aprendem… Por exemplo, que posts mais pequenos são mais lidos. Ou usar o “truque” sugerido pelo Francisco José Viegas (A Origem das Espécies): de vez em quando, para fazer subir as “audiências” do blog, escrever palavrões ou palavras sugestivas como SEXO… (portanto, só esta palavra vai fazer com que muitos leiam este post, apesar de já ir longo…)...

Agora sim, podem fazer todas as críticas, sugestões e insultos (vulgo CSI) que quiserem...!


Vila de Rei - parte II

Esta tarde o Partido Nacional Renovador (PNR), partido de extrema-direita, ía manifestar-se em Vila de Rei contra a vinda para cá de pouco mais de uma dezena de famílias brasileiras. Será que estes cidadãos (!) não têm noção da realidade e do mundo GLOBALIZADO em que vivemos?? E a globalização começou há 500, precisamente com os portugueses...
Será que seriam estes manifestantes tontos que iriam trabalhar em Vila de Rei em restaurantes, cafés, obras, lares de terceira idade, por pouco mais do que o salário mínimo nacional??
Estes manifestantes têm a ideia - ERRADA! - que os imigrantes vêm para Portugal tirar o emprego aos portugueses ou para se dedicar à criminalidade. Nada mais falso! Estas pessoas vêm para cá para trabalhar, à procura de oportunidades de vida (coisa que não existe nos seus países de origem), e não tiram postos de trabalho aos portugueses (quem é o português que quer ir trabalhar nas obras, nos cafés, e outros trabalhos menos qualificados?).
Estes senhores deviam era estar calados...! Mas, como vivemos num país livre e democrático, todos têm direito a dizer e fazer todas as barbaridades que lhe passem pela cabeça...
No noticiário da tarde (julgo que na RTP), dizia-se que estas famílias ainda aguardavam emprego... Espero que não tenham sido enganadas pela boa-vontade da autarquia...

Av. da Liberdade

Ontem, após sair do trabalho, fiz um passeio que não fazia há muito tempo. Ao chegar ao Marquês de Pombal, segui a pé pela Av. da Liberdade rumo à Baixa. Apesar do barulho dos carros em hora de ponta (que pouco ouvi porque ía a ouvir rádio...), foi agradável descer, caminhar um pouco naquela avenida, uma das mais bonitas de Lisboa...
Parece que há uns projectos para fechar ao trânsito as laterais desta avenida, alargando assim a área de útil de passeio; acho muito bem!
Só há uma coisa que me perturba: depois do assalto de há uns tempos, passei a ter algum receio de andar na rua.

ADNs....

Ouvi há pouco na rádio que algures em Oeiras vão extrair o ADN do morango. Que supostamente é igual ao nosso, humano.
Presumo que é por isto que os Morangos com Açucar duram, e duram, e duram....

De volta....

Há uma semana que estou sem PC em casa. Avarias técnicas que me ultrapassam de todo afastaram-me do meu blog. Agora estou de volta.
E amanhã vou reclamar da reparação… Pedi explicitamente para NÃO apagarem os “meus documentos” e as “minhas imagens” (onde tinha perto de 1000 fotografias…). Pois, desapareceram!!
ACTUALIZAÇÃO (13 Maio 2006)
Afinal os "meus documentos" e as "minhas imagens" estavam num CD que vinha anexo ao PC... Era assim tão difícil voltar a colocar as coisas no sítio onde estavam?!

domingo, 7 de maio de 2006

Ser feliz

De Fernando Pessoa:
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do Mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã os milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."

Dia da Mãe


Porque é dia da Mãe. Obrigado!
E hoje tive a sorte de almoçar com ela.

sábado, 6 de maio de 2006

Vila de Rei repovoada

O concelho do centro geodésico de Portugal - Vila de Rei - iniciou o seu repovoamento. Como forma de combater a desertificação do interior decidiram "convidar" algumas famílias brasileiras a instalarem-se no concelho. Uma ideia interessante. E que se assemelha a outras postas em práticas noutros concelhos em Portugal, mas para jovens famílias portuguesas. Às quais até chegam a conceder uns subsídios, seja por casar no concelho, seja para ajudar por altura do nascimento do primeiro filho.
Todos os concelhos do interior deviam - com ajuda do Governo central - implementar estas políticas contra o abandono e a desertificação. E trazer, para além de brasileiros, cidadãos dos países de Leste, e outros. E - claro - portugueses!!
Desde que tivesse trabalho, e havendo mais qualidade de vida e menos stress, até eu ía morar para lá.
Só falta mesmo encontrar a minha "príncipa" encantada...

quinta-feira, 4 de maio de 2006

Homem-Sol


Apenas para espairecer um pouco... Porque por estes dias não tenho muito tempo para visitar a blogosfera.

terça-feira, 2 de maio de 2006

Uma homenagem

A polícia amanheceu hoje com uma rusga no Bairro da Torre, em Camarate. E apreendeu algumas armas.
Ao ver esta reportagem lembrei-me de quando, há uma ou duas semanas, fui à polícia de investigação criminal, para fazer o reconhecimento de um dos sujeitos que me assaltou no Metro no início de Março. A "esquadra" é um buraco (literalmente) metido na estação de comboios do Rossio. O acesso não existe: teve de vir ter comigo um dos agentes à estação de Metro dos Restauradores, e depois abrir o portão que dava acesso dali à estação de comboio. Depois, foi seguir no meio das obras em curso, até chegar ao cubículo.
Tudo cheio de pó (os sofás da entrada, que era suposto serem azul escuro, estavam brancos com o pó...), sem espaço para nada, papéis encima de papéis, arquivos de ferro ferrugento... O vidro-espelho para reconhecimento estava tapado com uma toalha colada com fita cola (da larga).... Computadores de 1917...
Com estas condições, a nossa polícia de investigação criminal faz autênticos milagres!!
Esta é uma homenagem a esses homens e mulheres que fazem um esforço brutal no combate ao crime. E que ninguém vê porque andam vestidos à civil (alguns polícias que vi lá, se os tivesse visto da rua, afastava-me deles: mal vestidos, mesmo à xunga...).
PARABÉNS!! E OBRIGADO!!

segunda-feira, 1 de maio de 2006

Ajude - vai ver que não dói nada

Na blogosfera anda uma onda de solidariedade e de publicidade a associações de ajuda várias. Eu quis ser não-original, por isso destaco duas: a AMI e o Banco Alimentar contra a Fome.

AMI - Assistência Médica Internacional

"A AMI tem como objectivo lutar contra a pobreza, a exclusão social, o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas da guerra, em qualquer parte do Mundo.Contando já com 20 anos de experiência no combate à intolerância e à indiferença, a Fundação AMI continua a transmitir ao Mundo a sua mensagem de solidariedade e humanismo, sobretudo através das suas missões e do desenvolvimento de técnicas e métodos de intervenção em situações de crise evolutivas."

Banco Alimentar Contra a Fome

"Aproveitar onde sobra para distribuir onde falta. É este o nosso objectivo: evitar o desperdício de alimentos fazendo-os chegar às pessoas que têm fome. O Banco Alimentar recebe toda a qualidade de géneros alimentares, ofertas de empresas e particulares, em muitos casos excedentes de produção da indústria agroalimentar, excedentes agrícolas e da grande distribuição, e ainda produtos de intervenção da União Europeia.
A estas dádivas, acrescentam-se os produtos oferecidos por particulares nas campanhas de recolha efectuadas nas superfícies comerciais."
A Federação Portuguesa de Bancos Alimentares e os Bancos Alimentares informam que a próxima Campanha de Recolha de Alimentos em supermercados e grandes superfícies será realizada nos dias 6 e 7 de Maio de 2006.

1 de Maio

Anda para aí na rádio uma canção francesa que diz assim...
"je ne veux pas travailler..."
É apenas para comemorar o dia "inventado" por uns senhores da II Internacional Socialista, nos idos de 1889.

Cócegas...

QUANDO A VIDA NÃO TE SORRIR, FAZ-LHE CÓCEGAS.
Vi esta frase há pouco na net. E foi absolutamente impossível resitir a pô-la aqui. Uma bela mensagem e lema de vida... por mais difícil que sejam muitos dias. Para caminhar por entre eles com boa disposição. E um sorriso nos lábios.