terça-feira, 31 de agosto de 2010

Guia para a realizaçao de sonhos

… segundo Maharma Ghandi:

“- Mantenha os seus pensamentos positivos, porque os pensamentos tornam-se as suas palavras.

- Mantenha as suas palavras positivas, porque as suas palavras tornam-se as suas atitudes.

- Mantenha as suas atitudes positivas, porque as suas atitudes tornam-se os seus hábitos.

- Mantenha os seus hábitos positivos, porque os seus hábitos tornam-se os seus valores.

- Mantenha os seus valores positivos, porque os seus valores tornam-se o seu destino.”

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A iníqua justiça

A iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos e acusada de adultério, tem como “castigo imposto pela lei islâmica” a lapidação. Há ainda notícias que referem que ela terá assassinado o marido.
Apesar dos apelos e das manifestações em muitas cidades de todo o mundo, o regime iraniano mantém-se irredutível na sua "justiça".

Entretanto, "a França iniciou uma campanha contra a morte de Sakineh e pediu aos 27 países da União Europeia para realizar uma acção conjunta contra Teerão e assim salvar a iraniana". E Carla Bruni, mulher do presidente francês, "mostrou o seu apoio numa carta publicada online no site do filósofo e escritor Bernard-Henri Levy".
Resposta do Irão? O jornal Kayhan titula: “As prostitutas francesas unem-se aos protestos pelos direitos humanos”

Gostava de saber o que aconteceria se fosse a pecadora França a dizer um décimo disto sobre o Irão... Quantos mísseis haveria apontados aos infiéis?

É absolutamente inadmissível a pena de morte, seja por que motivo for. E não vale a pena exporem motivos, porque não aceito e não admito tal punição.

A propósito de intolerâncias, lições de moral e afins, leiam este trecho do Evangelho de S. João (8, 1 -11):

Jesus foi para o Monte das Oliveiras. De madrugada, voltou outra vez para o templo e todo o povo vinha ter com Ele. Jesus sentou-se e pôs-se a ensinar. Então, os doutores da Lei e os fariseus trouxeram-lhe certa mulher apanhada em adultério, colocaram-na no meio e disseram-lhe: «Mestre, esta mulher foi apanhada a pecar em flagrante adultério. Moisés, na Lei, mandou-nos matar à pedrada tais mulheres. E Tu que dizes?» Faziam-lhe esta pergunta para o fazerem cair numa armadilha e terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se para o chão, pôs-se a escrever com o dedo na terra. Como insistissem em interrogá-lo, ergueu-se e disse-lhes: «Quem de vós estiver sem pecado atire-lhe a primeira pedra!» E, inclinando-se novamente para o chão, continuou a escrever na terra. Ao ouvirem isto, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, e ficou só Jesus e a mulher que estava no meio deles. Então, Jesus ergueu-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» Ela respondeu: «Ninguém, Senhor.» Disse-lhe Jesus: «Também Eu não te condeno. Vai e de agora em diante não tornes a pecar.»

 --- / / ---

* nota de rodapé sobre justiça:
a ideia de Paulo Portas, no comício da rentrée, de propôr um referendo sobre matérias de justiça, nomeadamente penas e julgamentos, é um perfeito disparate. A justiça popular é um erro. E dali nunca saiu coisa boa.
O CDS tem muitas e boas matérias para ser oposição e apresentar soluções ao país. Não precisa de recorrer à demagogia e ao medo dos cidadãos.

domingo, 29 de agosto de 2010

A causa das coisas

Há notícias engraçadas:

1 - 
«Mais de dois milhões de portugueses, beneficiários do abono de família, Rendimento Social de Inserção (RSI) e subsídio social de desemprego, devem "obrigatoriamente" prestar provas de rendimentos através do site da Segurança Social. Esta ordem consta da carta que os beneficiários já começaram a receber, depois de, em Junho passado, ter sido publicado em Diário da República o decreto-lei que estabelece as novas regras para o reconhecimento e manutenção do direito a estas prestações sociais.
"As provas são, obrigatoriamente, efectuadas no sítio da Internet da Segurança Social, em www.seg-social.pt, no Serviço Segurança Social Directa, para o que deve ler, com atenção, as instruções que seguem nas folhas em anexo ", pode ler-se nas missivas. E mais à frente, reincide-se na obrigatoriedade: "Tenha em atenção que, mesmo que receba mais do que um ofício, deverá efectuar a prova de condição de recursos uma única vez, através do canal da Segurança Social Directa (SSD)."» (Público)

A estas sumidades nem passou pela cabeça que as pessoas não tenham computador e internet, que sejam idosos que não sabem ler nem escrever... Enfim, o país a 3D é fantástico.
Esta novidade parece aquelas medidas de combate à pobreza em África através da entrega de computadores portáteis: os beneficiários não precisam de portáteis, não sabem trabalhar com eles, nem sabem rabiscar uma letra que seja... mas, para os civilizados, a solução é dar tecnologia.


2 -
José Sá Fernandes quer impedir a abertura dos hipermercados em Lisboa aos domingos e feriados à tarde. "Ainda não há decisão mas vou-me bater na câmara para que continue tudo como está: hipermercados fechados aos domingos e tardes de feriado", afirmou ao i o vereador da Câmara Municipal de Lisboa. Sá Fernandes - responsável pelo Ambiente Urbano, Espaço Público, Espaços Verdes e Abastecimentos - defende que o alargamento do horário dos hipermercados pode pôr em causa a sobrevivência do pequeno comércio e sustenta que "são dias para olhar para o céu e não para dentro de grandes superfícies".(Ionline)

Se a causa do definhamento do pequeno comércio é o alargamento do horários dos hipermercados, como se explica que agora, sem esse alargamento, esse mesmo pequeno comércio esteja fechado? Ninguém os obriga a estar fechados aos fins-de-semana, que eu saiba.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Simplex aos bocadinhos


Não resisto a ser cínico: o Estado deixa fazer e depois vai multar por não ter sido  feito como devia ser.

A propósito desta pré-medida, um canal qualquer foi questionar um proprietário de restaurante para os lados de Belém. Ficámos a saber que para o dito restaurante ter um cartaz com o menu, paga; para pôr uns chapéus, paga; para embelezar o espaço com umas floreiras, paga...
O simplex não podia acabar com este tipo de idiotices e cingir-se ao fundamental?

Imagem sem palavras - 142

Todos a Guimarães

Ouço na TV que um cartaz promocional de Guimarães Capital de Cultura 2012 está a "ofender" os Algarves.
O singelo cartaz apresenta uma praia algarvia completamente vazia e diz que foram todos para a cidade do norte.

Este interessante exercício de humor publicitário ofendeu alguns espíritos. E alguns cidadãos (algarvios?) e um organismo oficial responsável pelo turismo do Algarve não gostaram. Este até pediu explicações à organização da Capital da Cultura.

Apenas dois comentários: há quem não tenha grande sentido de humor, e há quem não tenha o que fazer e com que se preocupar.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Uma questão de tamanhos

Tenho uma colega, com um feitiozinho insuportável, que passa a vida a julgar o que os outros dizem, fazem, pensam, andam, respiram...
Hoje, a pretexto de nada, diz-me que não suporta a minha colega X. Resposta: "não quero saber, não me interessa isso para nada." Calou-se. Deve ter percebido a mensagem.
Santa paciência! (andam a sair-me uns cromos na rifa...)

E se...?

"Novo subsídio às empresas vai fazer subir em mais um por cento a factura da luz

O aumento do preço da electricidade no próximo ano terá um agravamento adicional de um ponto percentual, para pagar o custo adicional da garantia de fornecimento de electricidade a qualquer hora no mercado liberalizado." (Público)

Todos os anos estas empresas apresentam lucros milionários. No entanto, o Estado acha por bem aumentar o custo da electricidade para atribuir um subsídio a estas excelências. Ou seja, temos de pagar para que elas façam aquilo que é suposto fazerem: fornecer electricidade.
Nem faço mais comentários...

BRAGA


domingo, 22 de agosto de 2010

Já por duas ou três vezes na minha vida que o fim do Verão/início do Outono é sinónimo de grandes mudanças.
Parece que 2010 traz uma dessas mudanças.

Realidades

O jovem empregado vai à sala do director da empresa onde trabalha:

- Senhor director, vim aqui para lhe pedir um aumento. E adianto já que há quatro empresas atrás de mim.

Com medo de perder aquele promissor talento, o director dobra-lhe o salário ...

(As empresas valorizam os funcionários quando eles recebem outras propostas...)

- Mas mate-me a curiosidade. Pode dizer-me quais são essas quatro empresas?

- Sim, senhor. A da luz, a da água, a do telefone e o meu banco!!!

Não há Jesus que valha

Benfica soma e segue...

Citando um comentário/provocação no Público: "Alguém me pode explicar porque é que o Benfica não é o último da tabela, segundo o Público? Idem para A Bola... custa muito ver o clube da galinha no fundo da classificação, não é?"

Embora sendo da Madeira, não me interessam os clubes regionais. Mas fico feliz com resultados destes face aos campeões da mania.

O delírio

Ouvi o discurso de José Sócrates, ontem, em Mangualde.
Ele é primeiro-ministro de que país mesmo?
Um discurso quase delirante, com coisas que não colam na realidade das pessoas e do país, com uma violência verbal para a oposição, com uma pretensa superioridade moral das suas não-propostas face às do PSD para a revisão constitucional...

Assim, vamos para eleições, já!
Estes senhores não resolvem, nem deixam resolver.

Blogosferando - 30


Este post it no Corta-fitas:
"Muito mais do que por motivos da nossa pobreza actual, sinto-me parte de uma nação condenada quando dou conta desta lenta, consistente e substancial destruição do que são os alicerces de qualquer futuro."

sábado, 21 de agosto de 2010

Ter e ser...

"O PSD pediu hoje que a Autoridade da Concorrência esclareça rapidamente as razões que determinam o fosso entre o valor do leite pago ao produtor e o preço cobrado ao consumidor nas grandes superfícies." (Expresso)

Assim de repente, esta notícia lembra-me um anúncio idiota que para aí anda na TV que diz "porque ter leite não é ser leite"...

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Nuvens muito negras

Uma previsão do FMI diz que, em 2015, Portugal estará no pior lugar de sempre do ranking mundial do PIB per capita.

Esta noite, na SIC Notícias, Medina Carreira analisou o assunto. Dramático. Dramático, sobretudo porque tem razão.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Sabiam que...

... entre 1852 e 1885 Belém foi concelho? Era composto pelas freguesias de Belém, Ajuda, Benfica, Carnide, Odivelas e Parte de S. Pedro de Alcântara e Santa Isabel, num total de 63Km2. O seu primeiro presidente foi o escritor e historiador Alexandre Herculano. A câmara funcionava na actual escola primária nº 19, na Rua Nova do Calhariz (Boa Hora).

In suplemento GPS da revista Sábado nº 329

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Parafraseando - 90

"As pessoas, geralmente, têm uma visão plana, pegada à terra, de duas dimensões. – Quando a tua vida for sobrenatural, obterás de Deus a terceira dimensão: a altura. E, com ela, o relevo, o peso e o volume."

Josemaria Escrivá

Oportunidades

"O presidente norte-americano, Barack Obama, e os presidentes do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, estarão presentes na reunião na capital portuguesa", a 20 de Novembro próximo.

Ninguém me tira da cabeça que vão aproveitar para ir ao concerto da Shakira, no dia seguinte, no Pavilhão Atlântico...

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Um país que arde

Todos os verões é a mesma realidade: um país em chamas de norte a sul. Este ano o sul parece ter escapado à recorrente tragédia.
É inexplicável e incompreensível o que se passa com as florestas nacionais, sejam privadas ou públicas (daí não fazer sentido o disparate que por aí surgiu de o Estado se apropriar dos territórios cujos donos não tem capacidades para os limpar).
Estes incêndios só podem ter uma origem: o homem. Seja intencionalmente, seja por negligência. E a ideia de rapar os matos das florestas não é solução ambientalmente aceitável.
O que é preciso é uma cultura de responsabilidade, cidadãos responsáveis. Sem isso, não há bombeiros, meios aéreos e terrestres, telemóveis dados a pastores (lembram-se desta invenção do governo Guterres?), torres de vigilância, que valham.

A Madeira este ano também não escapou ao fogo (todos os anos há incêndios por lá, mas desta vez foi uma tragédia):
"Os incêndios dos últimos dias queimaram toda a floresta da cordilheira central da Madeira e destruíram 95 por cento do Parque Ecológico do Funchal, uma área com 1000 hectares a uma altitude que varia entre os 470 e os 1810 metros, que tem como objectivo a erradicação das plantas infestantes e a sua substituição por espécies indígenas da laurissilva como o til, o vinhático, a faia, o loureiro e a urze." (Público)

Hoje ouvi na rádio este número: 70% da área ardida este ano na Europa aconteceu em Portugal.
O que nos diz isto enquanto país e sociedade?