Mostrar mensagens com a etiqueta só para chatear.... Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta só para chatear.... Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Grande mentira!

Hoje Sócrates deu tolerância de ponto para os funcionários públicos na tarde do dia 9 de Abril, quinta-feira santa.
O senhor primeiro-ministro podia ser mais discreto.
E... se esta for a sua mentira para hoje, dia 1 de Abril? :)

quarta-feira, 2 de julho de 2008

Entrevista cor-de-rosa

1 - Aquele senhor de cabelo grisalho que está a conversar com dois jornalistas na RTP é o primeiro-ministro ou é apenas e só candidato ao cargo?

2 - o senhor diz que deram mais 80€ aos idosos, para que nenhum tenha um complemento solidário do idoso (CSI) abaixo do limiar da pobreza (400€)... Não sendo muito crítico: o senhor já viveu um mês que fosse com o dobro desse valor do "limiar da pobreza" (800€)?

3 - "Nenhum político deve desistir da confiança". É bonito!

4 - Perspectivas? Rumo? Futuro? Zero! Mas eu é que não devo ter entendido nada da conversa...

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Acordo?

Com o acordo ortográfico que para aí anda parece que a oralidade se impõe à ortografia. Vai daí lembrei-me de um caso que gostaria de saber como vai ser resolvido:
- na Madeira em vez de dizerem factura (como no continente "fatura") dizem faCtura (assim, carregando no C).
Pergunto: qual vai ser o critério de escrita e leitura desta palavra? Ao gosto do freguês?

Com este acordo também o actual "hás-de" passa a escrever-se "hás de", em duas palavras.
Pergunto: assim desaparecerão os "hádem" e os "hádes"?

Pequeno apontamento cultural

"Na mitologia grega, Hades é o deus do Inferno e das riquezas dos mortos. O nome Hades era usado frequentemente para designar tanto o deus como o seu mundo. Ele é também conhecido por ter raptado a deusa Perséfone filha de Deméter. É interessante observar que ao contrário de seus irmãos, Zeus e Poseidon, que tiveram dezenas de filhos, Hades não os teve, havendo somente pouquíssimas lendas nas quais ele possui filhos." (Wikipedia)

A propósito do acordo ortográfico, ler isto.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Neste país maravilhoso...

Eu gosto é de um país como este, em que as coisas se resolvem e pronto.
1 – S. Exa. o primeiro-ministro de Portugal achou por bem não maçar os cidadãos-eleitores com um referendo sobre o “Tratado de Lisboa”. Tudo por causa da “ética de responsabilidade”.
Assim como assim, a aprovação era certa, e o país não tem dinheiro para estes carnavais. E também fazemos parte da União Europeia, onde só a Irlanda vai proceder à ratificação do tratado por via referendária devido à obrigação constitucional. Democracia é bonito, mas não incomodem muito, sff.
(vale a pena ler a análise do processo de decisão de Sócrates no Abrupto)

2 – muitos cidadãos pagadores de impostos e partidos da oposição contestam a benesse governativa de 0,60€ por dia para as pensões de reforma. Vai daí, o Governo cede não cedendo e paga aquilo que é por direito dos miseráveis pensionistas de uma só vez. Obrigado pela sua bondade, excelente governo da propaganda.

3 – viram a obra arquitectónica que vão construir em Cascais, onde era o Estoril Sol? Ouvi a explicação de Gonçalo Byrne sobre o enquadramento daquela coisa no vale e…. não gosto! António Capucho também explicou que aquela coisa era maravilhosa...
Facto é que, apesar da crise que alegadamente afecta Portugal, já 65% dos apartamentos estão vendidos. E os valores que ouvi na SIC Noticias davam para eu viver a vida inteira…

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Lisboa já tem presidente!


Finalmente a Câmara Municipal de Lisboa já tem um presidente, ao fim de muitos meses.

Como António Costa não chegou nem perto da maioria absoluta, para já conta com a ajuda do Zé, que agora é vereador do ambiente e espaços verdes.

O Zé irrita-me. Mas tenho de confessar - pelo que li - que as matérias abrangidas pelo acordo entre o novo presidente e o Zé-BE não me desagradam. Fico à espera para ver. (acordo disponível aqui)

Tal como disse antes, mantenho que todas estas medidas que António Costa para já apresenta são instrumentais. Só quero saber que ideia de cidade é que o novo presidente quer desenvolver.
Se conseguir arrumar a casa, como promete, daqui a dois anos está capaz de lançar um grande projecto de cidade europeia. Espero que consiga.
Lisboa merece. Lisboa agradece.
PS: repararam que o Zé mudou de óculos? Agora tem uns semelhantes aos anteriores mas mais fashion, com uma armação verde. Será que tem a ver com a pasta que ocupa? Humm...

terça-feira, 31 de julho de 2007

Ligações directas

Como o tempo e a inspiração não têm andado muito em grande, apenas vou juntar três coisas que a minha cabecinha ligou:
- o artigo Sexo em Democracia, do investigador em biotecnologia João Miranda, publicado no Diário de Notícias de há alguns dias;
- a canção de uma Natasha Bedingfield (I Wanna Have Your Babies) que anda a passar nas rádios e que deve ser um hino às medidas do governo para promover a natalidade:
- esta frase: "Actualmente sexo é de direita. Amor é de esquerda. Nos anos 60 era o contrário" (Arnaldo Jabor, in "Amor é Prosa, Sexo é Poesia"), lida aqui.
Perceberam a ligação que esta cabecinha fez, hein?

terça-feira, 24 de julho de 2007

Free Lindsay!

Nos EUA parece que agora é moda prender meninas por qualquer coisa. Em Portugal ainda não se chegou a este exagero.
Depois de Paris Hilton (que sei que é milionária e herdeira da cadeia de hotéis Hilton), agora foi a vez de Lindsay Lohan (que não faço ideia quem seja, para além de ser engraçadinha).

(inspirado no Incontinente Verbais: 1 e 2)

terça-feira, 17 de julho de 2007

Coisas que ainda não disse sobre as eleições


1 – alguns resultados surpreenderam-me: a percentagem de António Costa. Sempre pensei que iria ter mais do que as sondagens lhe davam (35%). Afinal, teve muito menos (29,5%). Com uma abstenção tão alta, não há sondagens que resistam.

2 – embora com uma pequena maioria, não deixa de ser importante e significativa a vitória do PS em todas as 53 freguesias de Lisboa. Ninguém quis repetir o caos do mandato anterior.

3- durante os próximos dois anos, e com alguma inteligência (que manifestamente tem), António Costa conseguirá desbloquear algumas coisas (poucas), mostrar ambição, culpar a oposição por não poder fazer mais, e preparar uma grande maioria absoluta em 2009.

4 – surpreendeu-me o resultado do candidato que ficou em 2º lugar (nas sondagens ainda indefinido entre Carmona ou Negrão): muito abaixo dos 20%. Pensei que teria mais força.

5 – Helena Roseta ficou também abaixo do esperado. Começou a campanha cheia de força, e esvaziou-se no seu decurso.

6 – a não eleição de Telmo Correia. Péssima para o partido. O CDS poderia ter apresentado um candidato melhor. A ideia de fazer campanha a limpar grafittis e a dar pazinhas e vassouras era para quê?

7 – o argumento utilizado por Carmona para não se coligar (ou seja lá o que for) com o novo executivo é absolutamente parolo: o aeroporto de Lisboa. Se o executivo camarário fosse de Carmona, ele conseguiria impedir a saída do aeroporto da Portela?! Para quem já foi presidente da CML e Ministro das Obras Públicas, um pouco de seriedade não fazia mal nenhum…

8 – o meu sonho era a não eleição do Zé… Mas nem as sondagens nem os resultados o concretizaram. Ao menos que mude os óculos para um modelo mais recente/moderno. Só para chatear...

9 – quando é que os especialistas da área irão ver que o actual modelo dos executivos camarários não é o melhor. Porque não o mesmo modelo usado para o governo da República: um parlamento, constituído proporcionalmente aos resultados, e um executivo formado apenas pelo partido vencedor das eleições? (não tarda nada ainda se lembram do modelo timorense: ganha um partido, mas o presidente Ramos Horta promove uma coligação de toda a oposição para formar governo, e o partido vencedor das eleições fica na oposição…)
Sobre os resultados, ver o completo e interessante dossier no semanário SOL, com resultados por freguesia e graficamente muito bem apresentado.
Também tem resultados das autárquicas de 2005 para comparar.

sábado, 7 de julho de 2007

Lisboa a duas rodas

A propósito de uma alegada campanha para as eleições intercalares, renasceu a ideia de criar em Lisboa uma rede de ciclovias.
Pois, cá ficam umas coisas que convinha que os candidatos lessem:

"Este texto é muito importante. Não sei quem propôs uma rede de ciclovias em Lisboa, e arrepio-me de pensar que o tenham feito lembrando Amesterdão ou Berlim (como há uns anos ao Professor Doutor Jorge Sampaio). Lisboa tem tantas condições para usufruir da mobilidade da bicicleta como Queen Mary II de subir a Ribeira de Alcântara até ao Campo Pequeno. O Tiago Mendes fala da saúde e da integridade física de um hipotético ser humano que decida fazer a sua vida em Lisboa em cima de uma bicicleta. Mas não é preciso ir tão longe. Na Holanda as pessoas andam de bicicleta por três razões principais: aquilo é plano como uma mesa de snooker, aquilo nunca passa dos 25 graus centigrados e aquilo não tem vento. Sabem o que custa subir do Cais do Sodré até ao Saldanha? Sabem o que é pedalar de calças com 30 graus centígrados? Sabem o esforço que é necessário esbanjar para fazer deslocar uma bicicleta contra o vento português (e nem falo na famosa nortada)? Meus amigos, como o Tiago Mendes diz, um percursozinho ou outro, à beira rio, tudo bem, agora sequer imaginar que em Lisboa a bicicleta pode fazer parte da política de transportes, pelo amor de deus, também há limites para a falta de capacidade em imaginar a realidade." (in A Causa Foi Modificada)

Façam lá uma ciclovia ou uma avenida marginal ao Tejo ou o que quiserem - desde o Parque das Nações até Algés - para aproveitar toda essa frente ribeirinha abandonada ou alegremente entregue ao Porto de Lisboa. Lisboa deve ser das poucas cidades do mundo com um privilégio destes absolutamente desaproveitado e vedado aos seus cidadãos.

Maravilhoso 7 verde…

Hoje é o dia de todos os eventos.
A data tem aquela marca mítica do sete: 07/07/07.

É o Live Earth, um pouco por todo o mundo.
É a escolha das Sete Maravilhas. Do Mundo, de Portugal, da Madeira, de todas as cidades.
Há até a escolha dos 7 horrores de Portugal (o Público fê-lo esta semana); ou das 7 desgraças (no Arrastão, de Daniel Oliveira).
Segundo consta, também muitos casais escolheram o dia de hoje para casar...
Já havia as Sete Maravilhas do Mundo Antigo...
E nas últimas semanas proliferaram as escolhas das Sete Maravilhas da Blogosfera (cada bloguista escolhe os seus 7 blogues preferidos).

Comentário sobre o Live Earth:
Quanta poluição não foi provocada pela realização deste evento?!
Concordo com a sensibilização para as mudanças climáticas, mas estes carnavais verdes não me parece que levem longe. A moda do ambiente faz bem ao ambiente? Depende. Basta pensar um pouco no consumo de energia, nos transportes, no consumo, nas toneladas de lixo, nos vários suportes publicitários espalhados em todo o lado….
A organização dos concertos do Live Earth até se lembrou de fazer um concerto de rock ao vivo na Antárctida, com actuação do Nunatak. Mesmo sendo os seus cinco membros cientistas, isto é um disparate!
A diferença é que esta poluição é verde… bah!

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Joeberardidades


Isto de ter dinheiro…
Ontem Joe Berardo esteve no Negócios da Semana, na SIC Notícias. Alguns dias antes esteve à conversa com Mário Crespo, no mesmo canal. E quer este, quer José Gomes Ferreira contiveram o riso várias vezes para traduzirem o que o milionário madeirense diz.

2007 tem sido o ano de Berardo. Foi a PT, foi o Millennium BCP, é o Benfica, são os museus…
Não demorará muito tempo até Joe Berardo ser candidato a qualquer coisa. Escrevam isto.

Mas, aproveitando as Novas Oportunidades, o Sr. Berardo não podia tirar um curso de português?
É que as conversas dele são líricas: não diz uma única frase correcta. Utiliza palavras inglesas pelo meio quando não sabe em português, corta raciocínios, inventa verbos (“á” em vez de “é”..)…
Como diz o slogan, aprender compensa.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Só para chatear...


"Caros Amigos,
A pedido do cómico Mário Lino – entertainer de almoços e de convívios deautarcas do Oeste - estou a organizar, para um dos próximos sábados, umpasseio ao Oásis Alcochete.
A concentração está prevista para a porta do Ministério das Obras Públicas- à Sé - de onde partirá a caravana de jipes 4X4 que atravessará a Ponte Vasco da Gama com destino ao Deserto a Sul do Tejo.
A primeira paragem será na Área de Serviço da Margem Sul, onde os nossos experientes motoristas necessitam baixar a pressão dos pneus, necessária à circulação nas dunas.
O trajecto até ao Oásis, onde serão servidos carapaus assados e enguias do Tejo, poderá ser feito, por escolha e conveniência dos participantes, quer continuando na caravana de jipes ou em dromedário (uma só bossa), o que torna a aventura muito mais excitante, pois tirando os beduínos tratadores e a areia, os participantes não encontrarão: "pessoas, escolas, hospitais, hotéis, indústria ou comércio"!
Reunidos os participantes será servido o almoço, em tendas, com pratostradicionais do Oásis Alcochete. À tarde, a seguir ao pôr-do-sol no deserto - espectáculo sempre deslumbrante - será servido um chá de menta, após o que a caravana regressa nos jipes, com paragem na área de Serviço da Ponte Vasco da Gama, para reposição da pressão dos pneus.
ALERTA: O tempo urge. Segundo as sábias e oportunas declarações do Dr. Almeida Santos, M. I. Presidente do PS as pontes são alvos dos terroristas pois podem ser dinamitadas a qualquer momento, pelo que não se devem construir novas devemos aproveitar as que temos, enquanto estão de pé. Conto convosco para esta inesquecível aventura ao Deserto a Sul do Tejo!
MUITA ATENÇÃO: A cada participante será exigida uma declaração por escrito onde se comprometem, durante toda a aventura, a não referir qualquer dasseguintes palavras: diploma, curso, Independente, engenheiro, fax e inglês técnico. Com um abraço.
PS - Lamento informar, mas só estão disponíveis dromedários (1 bossa). Segundo o humorista Mário Lino, os camelos andam por aí à solta..."
(recebi este material hoje via mail)

sábado, 19 de maio de 2007

Lisboa é um galo

"As eleições intercalares foram inicialmente marcadas para 1 de Julho. (...)
No entanto, o Tribunal Constitucional (TC) considerou que aquela marcação inviabilizava "o direito à formação de coligações de partidos", o que obrigava à escolha de uma nova data, "escolhida de forma a assegurar o exercício efectivo dos direitos, liberdades e garantias de participação política, ainda que tal justifique a desconsideração do prazo fixado no n.º 1 do artigo 22.º da Lei Eleitoral para as Autarquias Locais". Tendo em conta a deliberação do TC, Adelaide Rocha marcou as eleições intercalares em Lisboa para 15 de Julho." (PÚBLICO)

Para já estes são os candidatos anunciados, depois de Carmona Rodrigues se ter posto fora do baralho (antes da alteração da data das eleições):

O CDS ainda está indeciso entre - "por ordem alfabética"- Luís Nobre Guedes, Telmo Correia e Teresa Caeiro. E ainda o próprio Paulo Portas, em caso de recurso. (Ainda há minutos o primeiro da lista alfabética confirmou, na Antena 1, que esteve sobre a mesa uma coligação do CDS com o PSD para estas eleições intercalares...).

O Dr. Gracia Pereira, sempiterno candidato do MRPP a tudo, estranhamente, ainda não deu sinal de avançar.

Uma coisa é certa: com todos estes candidatos, pela primeira vez, sou capaz de colocar a cruzinha em todos. Nenhum me convence. Portanto, quanto menos candidatos houver, menos tempo demorarei na cabine de voto...

Só votaria em Maria José Nogueira Pinto, ou em Fernando Seara.

sexta-feira, 18 de maio de 2007

CDS moderno

Directamente de A Origem das Espécies:
"O partido sexy.
Pires de Lima diz uma série de coisas com acerto e com sentido de oportunidade. Trata-se do CDS, mas são ideias, são ideias. Em matéria programática «à direita», tomara o PSD ter coragem para assumir metade disto, ou pensar na proximidade. Mas não, o PSD está negro. Está entregue a comissões de notáveis para prolongar a sua agonia."
Gostei, mas... apenas uma pergunta...
o que andaram a fazer na outra vez que estiveram na direcção do partido...?

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Futuro complicado

Apanhei estas duas notícias no DN. Não têm nada a ver uma com a outra, mas encaixam nas minhas categorias de "só para chatear..."
As ondas de calor serão cada vez mais frequentes e intensas e vão tornar-se ao longo deste século a maior ameaça à saúde pública nos países do Sul da Europa. Portugal não foge à regra. Com o aumento médio da temperatura de três a cinco graus Celsius previsto pelos cientistas para as próximas décadas, Lisboa terá, em 2080, uma temperatura média anual idêntica à que existe hoje em Rabat, Marrocos, no Norte de África."
----- / / -----
As pessoas que, ao longo da sua vida, praticaram sexo oral com mais do que cinco parceiros têm 250% mais hipóteses de sofrer de cancro na garganta do que aquelas que não praticam sexo oral."
Digamos que, com isto tudo, é capaz de ser complicado viver no futuro...

terça-feira, 15 de maio de 2007

Clima bipolar

Já não basta os portugueses - nós todos! - sermos acusados - por nós mesmos! - de sofrermos de doença bipolar, por passarmos num ápice da euforia à depressão, agora também temos de levar com os humores e instabilidades do tempo!
Bah!
São uns dias quentinhos, e logo de seguida uma semana de frio e vento louco.
Alguém sabe onde fica o consultório do psi que trata deste gajo??

Era uma boa candidata, era...

"No País Basco, o partido de Zapatero incluiu nada menos do que a vistosa Miss Euskadi, Azucena Ordoñez (delicioso nome!), a abrilhantar a lista. "Sus casi perfectas medidas no son un requisito esencial, aunque sí ayuda, para cruzar la pasarela de la política", escreve o diário El Mundo, numa prosa compreensivelmente arrebatada. Fica o exemplo, à consideração de todos os partidos concorrentes à Câmara Municipal de Lisboa. A começar no PSD, que só falta pôr anúncios nos jornais a implorar por um cabeça-de-lista com carácter de urgência...
Foto: El Mundo" (via
Corta-Fitas)
Em última hora, parece que o candidato do PSD é Fernando Negrão.

Previsões.. mais um dia

Esta manhã, novamente, as cartas prevêem o meu dia.
"VOAR
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar... e o que importa a opinião deles? Voe com segurança e cresça."
Isto anima o dia a qualquer um.
E não se arranja um serviço de astrologia via sms logo ao acordar, hein?

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Previsões...

O meu signo (também conhecido por signo perfeito, ou seja, Caranguejo) dizia isto esta manhã (na sua versão publicada no jornal Metro):

"SEDUÇÃO

Por que é que está sempre à espera que os outros dêem o primeiro passo? Vamos, una a sua coragem à confiança em si mesmo e ouse!"

Que coisa boa de se ler logo pela manhã... lol